News

6/recent/ticker-posts

Quatro animais marinhos aparecem mortos em praias da região em menos de 48 horas

Divulgação
Em menos de 48 horas quatro animais marinhos foram encontrados mortos em praias de Macaé, Rio das Ostras e Saquarema. Em Macaé, um golfinho foi encontrado morto na Praia dos Cavaleiros, e também uma tartaruga gigante.

Em Rio das Ostras, duas tartarugas, espécie ‘Pente’, amanheceram mortas na Praia do Centro, na manhã de última quarta-feira (13). Já na manhã de quinta-feira (14), um golfinho, espécie ‘Nariz de garrafa’, apareceu morto na Praia da Vila.

O professor e gestor ambiental, Júlio Leitão, afirma que a morte desses animais em curto espaço de tempo não é normal. Para ele, a principal suspeita é que eles tenham tido contato com o óleo que vazou na costa da região nordeste e tenham morrido por intoxicação, mas nenhuma hipótese foi descartada.

“Existe grande chance do vazamento de óleo vir para a costa da região fluminense, pois em curto prazo, esse desastre ambiental chegou muito rápido no Espírito Santo”, avaliou Júlio, que acredita que o número de animais que morreram após o contato com o petróleo cru seja maior.

Para ele, a morte dos animais é vista como um alerta da possibilidade do material chegar ao litoral do Rio de Janeiro. Segundo o ambientalista, a mancha pode atingir primeiro a costa litorânea de São João da Barra, vindo de Quissamã, Macaé, Rio das Ostras até chegar à Região dos Lagos.

Diante da situação alarmante, o governo do estado criou um grupo de trabalho especial para a vigilância da costa fluminense. O objetivo é garantir uma pronta resposta se o vazamento de petróleo chegar ao litoral. Agentes da Defesa Civil, Bombeiros e militares do exército de 25 cidades do interior do estado foram capacitados para atuar nas praias da região norte fluminense e baixada litorânea, em caso de emergência.

Segundo órgãos federais, a substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos ambientais nas cidades litorâneas.

Em nota, a prefeitura de Rio das Ostras informou que as tartarugas estavam em estado de decomposição e os corpos não puderam passar por análises para saber a causa da morte. Já os golfinhos que apareceram mortos em Macaé e Saquarema foram encaminhados para o Centro de Tratamento de Animais Marinhos (CTA) de Araruama, mas não informaram o resultado do laudo da análise.





Notícias Macaé

Postar um comentário

0 Comentários