News

6/recent/ticker-posts

Centenas de próteses 3D são distribuídas de graça em Curitiba

Voluntários de Curitiba criam e distribuem gratuitamente próteses de mãos, produzidas em impressoras 3D, para pessoas que precisam.
Foto: reprodução RPC Paraná
No final do mês de outubro, pessoas de diferentes estados do Brasil se encontraram no sul para receber próteses de graça.

A ação faz parte do trabalho da Associação Dar a Mão, que surgiu a partir da história da Geane Poteriko, que tem uma filha que nasceu sem uma das mãos, devido a uma síndrome rara.

A mãe conta que, ao vivenciar a necessidade da filha, decidiu criar um grupo para poder ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação.

“É sinônimo de amor, de solidariedade e é uma maneira de mostrar que nós também podemos fazer algo pelo outro. É uma emoção muito grande saber que, a partir da história da minha filha, uma coisa muito boa nasceu”, conta Geane.

A prótese

A prótese é feita sob medida, em parceria com estudantes e professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O modelo desenvolvido leva em conta a dimensão de toda a extensão do braço de quem vai usar. A parte da mão abre e fecha, de acordo com os movimentos do cotovelo.

Segundo a associação, em três anos de ações, já foram entregues centenas de próteses gratuitamente.

Joedina Pacheco, mãe de uma menina de seis anos que recebeu uma prótese do grupo, agradeceu a ajuda e a oportunidade de ver a filha, pela primeira vez, poder segurar um copo com a mãe esquerda.

“Não tem explicação. A gente não tem palavras para descrever isso”, disse.
Voluntários de Curitiba – Foto: reprodução RPC Paraná







Com informações do G1

Postar um comentário

0 Comentários