Aedes aegypti pode transmitir múltiplos vírus em uma picada - CMN - Campos Magazine News

News

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Aedes aegypti pode transmitir múltiplos vírus em uma picada

Entenda por que a chamada coinfecção é mais comum em áreas de surto
Pixabay
Com uma única picada, o Aedes aegypti pode transmitir dengue, zika e chikungunya. Esse é o resultado de um estudo realizado pela Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos. O fenômeno não é novo e é conhecido como coinfecção, ou seja, quando alguém é atingido por duas ou mais doenças ao mesmo tempo.

Os pesquisadores analisaram mosquitos infectados com os três tipos de vírus para entender como acontece a transmissão das doenças em uma única picada. Apesar deste tipo de coinfecção ser rara, pode se tornar comum em áreas de surto.

No Brasil, um estudo realizado pelo Grupo de Entomologia Médica da Fiocruz Minas em parceria com a Fundação Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado constatou que o Aedes aegypti pode ser infectado por zika e dengue, e transmite preferencialmente o vírus da zika.

Nesse caso, a taxa de transmissão pelo zika em camundongos infectados foi de 100%, enquanto a contaminação por dengue não passou de 20% e estes também estavam infectados pelo zika.








Fontes:

Estudo aponta coinfecção por dengue e zika em Aedes. Fiocruz Minas, 2018. Disponível em:

GIANNINI, Deborah. Aedes pode transmitir zika, dengue e chikungunya na mesma picada. Portal R7, 2019. Disponível em: https://noticias.r7.com/saude/aedes-pode-transmitir-zika-dengue-e-chikungunya-na-mesma-picada-25052019. Acesso em 05/08/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tempo - Tutiempo.net