Codin e DER firmam convênio para recuperação de distritos industriais do estado - CMN - Campos Magazine News

News

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Codin e DER firmam convênio para recuperação de distritos industriais do estado

Governo do Estado do Rio - Divulgação
Os Distritos Industriais do Estado do Rio de Janeiro receberão nos próximos meses uma série de intervenções para a recuperação e conservação de suas infraestruturas. Um convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e a Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) prevê, entre outras ações, implantação e restauração de pavimentos, melhorias nas redes de drenagem pluvial, de saneamento, na iluminação e sinalização das rodovias.

Para o presidente da Codin, Fábio Galvão, além de beneficiar o desenvolvimento das empresas já instaladas, a expectativa é que o acordo atraia novos negócios para essas áreas. "A celebração desse acordo representa um fôlego renovado para esses complexos produtivos e, ao mesmo tempo, para a economia do Rio de Janeiro", afirmou.

Segundo o presidente do DER, Uruan Cintra de Andrade, o convênio entre as duas instituições é inédito e de extrema importância para o Estado do Rio de Janeiro. "Promoveremos a manutenção e a pavimentação de estradas municipais, vicinais e de acessos aos municípios e distritos industriais. É um acordo de cooperação técnica e de obras demonstrando, mais uma vez, a vontade do poder público de unir esforços para melhorar as estratégias de desenvolvimento socioeconômico implementadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro", disse Uruan.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão, ressalta que a infraestrutura é um pilar fundamental para o desenvolvimento industrial e para criação de condições que visam a consolidação de uma economia mais orgânica, dinâmica e competitiva.

- A partir da disponibilidade de infraestrutura e da mobilidade e trânsito entre os distritos industriais, surgirão novas dinâmicas, dentro da própria região e entre as demais regiões do Estado do Rio de Janeiro. Teremos, certamente, cadeias produtivas mais coesas e eficientes. Arranjos Produtivos Locais também serão beneficiados - concluiu Tristão.

Ainda de acordo com Galvão, os principais problemas e virtudes dos distritos industriais administrados pela Codin foram detectados a partir de análises técnicas e das demandas apresentadas pelas associações das empresas que exercem suas atividades nesses locais. Nesse sentido, a intenção é que as regiões mais danificadas sejam atendidas prioritariamente. Além das obras já mencionadas, o pacto indica que a construção de passarelas, viadutos e a duplicação de pistas podem ser realizadas caso haja necessidade. Todas as intervenções serão executadas mediante estudos de viabilidade e elaboração técnica de projetos.

Distritos industriais são áreas predeterminadas pela administração pública como o melhor local para a instalação de indústrias devido, por exemplo, a vantagens logísticas e do terreno. Municípios com distrito industrial implementado possuem maior chance de atrair investimentos, aumentar o número de empregos e ampliar a renda nas cidades, segundo destacou o secretário.

A Codin é responsável pela implantação e gestão de dez distritos industriais, totalizando uma área de aproximadamente 91,2 milhões de metros quadrados destinada ao desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro. Os distritos estão localizados nas seguintes áreas: Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Macaé, Paciência, Palmares, Santa Cruz, Queimados, Três Rios e São João da Barra. Nos distritos industriais, a CODIN possui o controle, manutenção e atua na comercialização dos lotes para a implantação de empreendimentos, e tem a responsabilidade na provisão da infraestrutura em articulação com órgãos e concessionárias do Estado.









Informação e foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tempo - Tutiempo.net