News

6/recent/ticker-posts

Falhas no WhatsApp podem permitir que hackers alterem mensagens, diz empresa de segurança

Uma empresa de cibersegurança diz ter identificado falhas no aplicativo WhatsApp que permitiria que hackers manipulassem mensagens, tanto em conversas públicas como privadas, aumentando a possibilidade de disseminação de textos enganadores vindo de fontes aparentemente confiáveis.

A Check Point Software Technologies, uma empresa israelense que fornece serviços de segurança para redes de computadores, afirma que seus pesquisadores encontraram três maneiras possíveis de alterar conversas.

Uma delas usa a funcionalidade "citação" — quando você quer responder a uma mensagem específica — em uma conversa de grupo para alterar a aparência da identidade do remetente.

Outra permite que um hacker mude o texto da resposta de outra pessoa. E outra, que já foi corrigida, permitia que uma pessoa enviasse uma mensagem privada para outro participante do grupo, disfarçada de mensagem pública para todos. Assim, quando o indivíduo marcado respondesse, todos que participavam da conversa poderiam ler o texto.

Procurada pela reportagem, uma porta-voz do WhatsApp não quis comentar o caso.

As falhas podem ter consequências significativas porque o WhatsApp tem cerca de 1,5 bilhão de usuários e é usado para conversas privadas, comunicações empresariais e mensagens políticas, segundo Oded Vanunu, diretor de Pesquisa de Vulnerabilidade da Check Point.

A empresa disse ter alertado o WhatsApp, que é controlado pelo Facebook, sobre os problemas no fim do ano passado. Mas a empresa disse que apenas uma das falhas — a que disfarça uma mensagem privada como se ela fosse pública — foi consertada.

Vanunu disse que a Check Point está trabalhando com o WhatsApp, mas que os demais problemas são difíceis de resolver por causa da criptografia do aplicativo de mensagens.


Extra

Postar um comentário

0 Comentários