News

6/recent/ticker-posts

Detran-RJ fiscaliza itens obrigatórios em veículos. Veja quais são

Foto: Marco Sobral/G.Lab
Com o fim da vistoria veicular obrigatória nos postos do Detran.RJ, o órgão deu início à Operação Detran Seguro. São blitzes em todo o estado do Rio com o objetivo de fiscalizar, diariamente, os veículos nos itens obrigatórios para a segurança no trânsito. A ação tem caráter preventivo e o objetivo é garantir que os veículos sejam fiscalizados sem a necessidade de comparecer aos postos.

– Estamos atendendo a uma demanda da população, desburocratizando e facilitando a vida das pessoas – afirma Marcelo Bertolucci, vice-presidente do Detran.RJ e responsável pela operação.

As blitzes acontecem nos turnos da manhã e da tarde, alternadamente, e contam com agentes capacitados para orientar os motoristas. Os veículos devem manter regularizados itens obrigatórios que garantem a segurança do tráfego nas vias do estado. Confira quais são:

  • Vidros: devem estar conservados, com a visibilidade e o funcionamento do sistema de acionamento perfeitos. Não podem ter fissuras ou estarem trincados.
  • Lataria: não pode ter corrosão acentuada ou de caráter perfurocortante. Os para-choques não podem estar deformados ou com partes cortantes.
  • Faróis: lanternas, faróis baixo e alto, luzes de freio, de ré e de placa não podem estar quebrados ou com lâmpadas queimadas.
  • Placas: não podem estar danificadas, violadas ou falsificadas. Devem ter lacre e/ou selo quando preciso e ser facilmente identificáveis.
  • Pneus: o agente da operação deve verificar o estado geral e a fixação das rodas. As calotas e os diâmetros devem ser iguais nos dois eixos, os pneus não podem ter saliências externas ou profundidade inferior a 1,6mm, se o estado de conservação dos flancos e das bandas deficientes têm desgaste desigual e se a adequação ao uso está de acordo com a designação do fabricante.
  • Setas: o funcionamento setas indicadoras da direção e os alertas também será verificado.

Se o automóvel estiver com uma irregularidade que não possa ser sanada no local da blitz, será notificado, com a obrigação de apresentar o veículo regularizado em até sete dias úteis no posto do Detran determinado pela equipe. O veículo seguirá com o motorista. Porém, se o proprietário do veículo notificado não apresentar o automóvel retificado, a notificação se transformará em multa com restrição de circulação.



Extra

Postar um comentário

0 Comentários