Carreta com serviços de combate à hanseníase vai percorrer o interior do RJ; confira as cidades - CMN - Campos Magazine News

News

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Carreta com serviços de combate à hanseníase vai percorrer o interior do RJ; confira as cidades

Projeto inédito no estado estará dia 26 em Campos. O veículo também vai percorrer cidades das regiões dos Lagos, Norte e Serrana.
Projeto estará em Rio Bonito (RJ) nesta sexta-feira (16)
Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro
A carreta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Saúde, vai realizar serviços inéditos com o "Projeto Roda-Hans" em cidades do Interior do Rio.

Nesta sexta-feira (16), o serviço será oferecido em Rio Bonito (RJ). O veículo ficará estacionado na Praça Fonseca Portela, das 8h às 17h, no Centro.

Além de Rio Bonito, o veículo também vai percorrer cidades das regiões dos Lagos, Norte e Serrana.

A carreta é itinerante e contempla cinco espaços para atendimentos clínicos e um espaço para realização de exames laboratoriais.

A SES informou que o projeto conta ainda com realização de consultas dermatológicas e disponibilização de uma equipe que capacitará profissionais de saúde dos municípios visando o diagnóstico precoce e tratamento.

O objetivo da ação é identificar casos da doença, capacitar profissionais e fornecer informações para diminuir e combater o preconceito associado à doença.

Segundo a SES, o programa é inédito e começou a rodar o estado nesta segunda-feira (5), data que marca o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase.

Outro objetivo da Roda-Hans é acabar com o estigma que existe em relação à hanseníase, difundido até mesmo entre profissionais de saúde que não têm a experiência de trabalhar com a doença, segundo a SES.

A iniciativa conta com a parceria da Fiocruz, UFRJ, Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e da Novartis, além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Confira o calendário do projeto

Agosto
  • Rio Bonito – 16/08
  • São Pedro da Aldeia – 21/08 a 23/08
  • Campos – 26/08 a 28/08
  • Macaé – 29/08 e 30/08

Setembro
  • Itaperuna – 02/09 a 04/09
  • Santo Antônio de Pádua – 05/09 e 06/09
  • Nova Friburgo – 09/09 a 11/09
  • Cordeiro – 12/09 e 13/09



 G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tempo - Tutiempo.net