News

6/recent/ticker-posts

Tatu-galinha surpreende moradores de São Francisco de Itabapoana

Animal foi encontrado nesta quinta-feira (27) no quintal de uma casa. Secretaria Municipal de Meio Ambiente levou o animal para a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba.
 Foto: Juliana Souza/Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana
Um tatu-galinha foi encontrado no quintal de uma casa na quinta-feira (27), na localidade de Baixinha, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.

Uma moradora notou a presença do animal e acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) para o resgate.

Segundo a Sema, o tatu não estava ferido e foi entregue para os guarda-parques da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), que soltaram o animal no entorno da unidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, informou que é importante a população acionar a secretaria sempre que se deparar com algum animal silvestre.

A recomendação, segundo o secretário, é ligar para o número (22) 98161-6713. Além disso, a população pode acionar também a Guarda Civil Municipal, por meio do telefone 153, ou ainda para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Tatu-galinha

O tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), também conhecido por tatu de nove bandas, tatuetê, tatu-verdadeiro e tatu-veado, é um mamífero pertencente à ordem Xenarthra, o mesmo grupo dos Tamanduás e Preguiças. O nome é de origem tupi e se refere à carapaça.

Animais desta espécie tem uma cabeça pequena e focinho comprido e afilado, com orelhas grandes e próximas entre si. A carapaça, característica mais marcante dos tatus, proporciona certa proteção contra predadores, e é formada por numerosos escudos dérmicos que cobrem a cabeça, dorso, laterais e cauda.



G1 — Norte Fluminense

Postar um comentário

0 Comentários