News

6/recent/ticker-posts

Oito funções do seu celular que podem ajudar em emergências

Confira aplicativos e recursos indicados em casos de emergência

Para se proteger em emergências, é possível recorrer a funções pouco conhecidas do celular ou baixar aplicativos extras. Por exemplo, o sistema Android permite adicionar informações como alergia, tipo sanguíneo e medicamentos à tela bloqueada do aparelho para casos de acidentes. Outro recurso nativo útil para esse tipo de situação é a mensagem de emergência, ativada ao pressionar o botão liga/desliga três vezes seguidas.

Usuários também podem baixar outros aplicativos para aumentar sua segurança. Contatos de Confiança, app grátis do Google, permite criar uma rede de segurança com familiares e amigos próximos para saber a localização das pessoas. Já o app de primeiros socorros da Cruz Vermelha é uma boa opção para acessar informações de forma rápida e fácil em situações emergenciais, mesmo sem Internet. Confira na lista a seguir oito dicas de como usar aplicativos e recursos próprios dos aparelhos que podem ajudar o usuário em situações de perigo.

1. Bloqueio Total

Bloqueio Total (ou "lockdown mode") é um dos novos recursos de segurança do Android 9 (Pie). Quando ativada, a ferramenta oculta notificações da tela de bloqueio do celular, e desabilita os métodos rápidos de bloqueio do celular, como reconhecimento facial, biometria e smart lock. O objetivo do app é dificultar o acesso ao celular sem a permissão do usuário.

Para ativar a opção, entre nas configurações do aparelho, selecione tela de bloqueio e, depois, configurações de tela de bloqueio. Ative a última opção da lista, "Exibir Opção de Bloqueio", para que o celular mostre a opção juntamente com os botões de desligar e reiniciar o telefone, quando o botão lateral for pressionado.
Aprenda a ativar a ferramenta de segurança Lockdown Mode — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi
2. Informações de emergência na tela de bloqueio

O sistema Android permite exibir algumas informações na tela de bloqueio do telefone, o que pode ser útil em situações emergenciais. Mas tome cuidado com as informações colocadas pois poderão ser acessadas facilmente também em casos de roubo. Vá em configurações, tela de bloqueio, e informações de contato. Neste local você poderá escrever as informações que deseja.
Escreva informações úteis na sua tela de bloqueio — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi
Para adicionar informações médicas relevantes, acesse a pasta de contatos, selecione seu próprio perfil e pressione a opção adicionar configurações médicas. Após inserir as informações desejadas, elas serão acessadas quando o celular estiver bloqueado. Novamente, tenha cuidado com quais informações serão disponibilizadas exatamente por esse motivo.
Atualize suas informações médicas para situações emergenciais — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi
3. Mensagem de emergência (SOS)

A mensagem de emergência permite que o usuário determine contatos para receber informações relevantes em casos emergenciais de maneira rápida e prática. Para ativar a função, basta acessar configurações, recursos avançados e selecionar a opção "Enviar Mensagem SOS".

Após aceitar termos e condições de uso, o aparelho pedirá que o usuário selecione pelo menos um contato. Nas opções seguintes, anexe fotos tiradas com as câmeras do celular ou gravações de áudio. Para usar a função, basta pressionar o botão ligar/desligar três vezes rapidamente para enviar um alerta ao seu contato de emergência.
Aprenda a ativar o SMS de emergência — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi
4. Contatos de Confiança

Contatos de Confiança é um aplicativo de segurança gratuito do Google que permite que o usuário saiba onde estão pessoas próximas por meio do compartilhamento de localização em tempo real. É possível escolher enviar essas informações em determinados momentos ou de forma permanente, e o usuário também pode publicar atualizações de seu status ao longo do caminho que está fazendo. Além disso, existe um recurso de emergência que automaticamente compartilha sua localização com seus contatos caso o usuário não responda a um pedido de informação dentro de determinado período.
Use este aplicativo do Google para criar sua rede pessoal de segurança — Foto: Reprodução/Raquel Freire
5. Kitestring (kitestring.io)

O site foi pensado para momentos em que o usuário está sem acesso à rede móvel do seu aparelho. O Kitesting é um serviço baseado em SMS que confirma se está tudo bem com o usuário regularmente. Ao sair para locais sem Internet, o usuário informa ao serviço, que passará a enviar mensagens. Caso essas mensagens não sejam respondidas, um SMS de emergência será enviado ao contato pré-selecionado.

Este é um serviço gratuito contanto que o usuário concorde em o utilizar somente três vezes no mês, e que tenha somente um contato de emergência. Para mais opções, é preciso pagar USD$ 3 (cerca de R$ 12) por mês. O serviço também funciona internacionalmente, mas cobranças extras de roaming serão feitas nesse caso.
Use o serviço do Kitestring para estar seguro em regiões sem conexão com a internet
Foto: Divulgação/Kitestring
6. Primeiros Socorros – FICR

Disponível para Android e iPhone (iOS), o aplicativo de primeiros socorros disponibiliza informações sobre os tipos de emergência mais comuns por meio de vídeos, testes interativos e tutoriais. Desenvolvido pelo Centro Global de Preparação para Desastres (GDPC) e disponibilizado pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR), seu conteúdo está disponível em mais de 40 idiomas e pode ser acessado até mesmo sem conexão com a Internet.
Aprenda primeiros socorros com este aplicativo da Cruz Vermelha
 Foto: Divulgação/Primeiros Socorros – FICR
7. Mapas offline

Ao visitar um local desconhecido, é possível encontrar alguns problemas e até mesmo se colocar em situações perigosas. Para não correr o risco de se perder sem sinal de Internet e sem saber exatamente o que fazer, sempre baixe os mapas do Google Maps para evitar situações desagradáveis mesmo quando estiver sem dados móveis.

8. Motorola Alerta

O aplicativo permite criar uma rede de segurança formada pelas pessoas nas quais o usuário mais confia, e que poderão ajudar em casos de emergência. O usuário pode usar o Motorola Alerta para escolher os contatos que deseja colocar em sua rede, assim como quais ações deverá executar no modo de emergência. É possível selecionar entre discar número de emergência, soar alarme ou enviar uma mensagem de texto aos contatos selecionados.
Use o Motorola Alerta para se manter em segurança — Foto: Reprodução/Barbara Mannara
Agora que você já conheceu algumas opções e recursos de segurança para seu celular, basta testá-los para entender a melhor combinação de ferramentas para otimizar sua segurança.




Por Fernanda Lutfi |  TechTudo

Postar um comentário

0 Comentários