News

6/recent/ticker-posts

Outono começa nesta quarta-feira; previsão é de temperaturas acima da média

Massas de ar frio passarão com maior frequência pela região Sudeste somente a partir de maio
(Foto: Reprodução)
O outono terá início nesta quarta-feira, 20 de março, às 18h58. Para este ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica áreas com chuvas dentro da faixa normal ou ligeiramente acima para os próximos três meses. Além disso, as massas de ar frio passarão com maior frequência pela região Sudeste somente a partir de maio, porém a previsão é de temperaturas acima da média.

De acordo com o Inmet, esta região do país não sofreu com a forte predominância da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) durante os meses de Verão, porém, as condições de instabilidades provocaram volumes de chuva significativos e condições adversas em algumas partes do Estado do Rio de Janeiro.

A estação deve sofrer influência moderada do El Niño. Segundo o Inmet, a probabilidade de o fenômeno atingir algumas regiões do Brasil é de 70%, ocorrendo em intensidade fraca até o início do inverno.

Ainda conforme o instituto, “as condições climáticas frequentemente associadas ao El Niño, como excessos de chuvas sobre a região Sul e a diminuição sobre a parte Norte e Nordeste do país, bem como uma tendência de aumento moderado das temperaturas médias na parte central, não estão descartadas e podem ocorrer de maneira irregular em alguns locais”.


JTV

Postar um comentário

0 Comentários