News

6/recent/ticker-posts

Grávida pode comer camarão: sim ou não?

A gestação é uma época em que muitas coisas mudam, inclusive alguns itens do cardápio
Crédito: Freepik
A gravidez é uma fase em que a mulher deve ter muito cuidado com o próprio corpo, cuidando da alimentação, fazendo atividades físicas adequadas, bebendo muita água e, principalmente, evitando o que pode fazer mal para o bebê. Muitas mulheres tem uma dúvida nesses horas: grávida pode comer camarão?

Toda gestante deve ingerir a quantidade correta de proteínas, ferro, cálcio, vitaminas e outros minerais essenciais, evitando contaminação.

Grávida pode comer camarão?
Crédito: Exame
Como resposta genérica, sim, grávida pode comer camarão. Porém muitos cuidados são necessários.

O camarão é uma excelente fonte de nutrientes e minerais essenciais, além de ser delicioso. Não tem elevada concentração de mercúrio, sendo assim comparado ao salmão e seguro para consumo.

Porém, se a mulher tem alergia a camarão, mesmo que leve, não deve ingeri-lo de forma alguma, para evitar o uso de corticoides e outros medicamentos durante a gravidez. Esse cuidado deve ser ainda maior se esse alimento estiver cru.

E comida japonesa?
Crédito: Hostelaria Contact
A comida japonesa é simplesmente irresistível para muitas mamães, mas será que pode comer? A resposta é: melhor não, não vale a pena arriscar.

Alguns pontos são importantes de analisar:

Alga: o sushi é geralmente envolto em uma folha de alga, que não somente é inofensiva, como é um excelente alimento;

Atum ou salmão: o ideal é que o sushi seja de salmão, dada a quantidade de mercúrio do mesmo. O atum não é recomendado ou deve ser limitado a uma vez ao mês;

Toxoplasmose: o risco de contaminação por toxoplasmose por peixe cru é extremamente baixo, quase nulo. Ele pode ocorrer somente em casos de peixes oriundos de locais poluídos com fezes de animais;

Parasitoses: há, sim, o risco de parasitoses ao consumir peixe cru, principalmente se não forem previamente congelados;

Listeriose: esse é o maior risco, o mais tangível ao menos. Gestantes devem evitar peixe cru para que não corra o risco de se contaminar por listeria, que pode causar desde um desarranjo intestinal na gestante até mesmo o aborto do feto.

Dessa forma, é interessante controlar a vontade de comer sushi por nove meses e aproveitar bastante depois. Se o desejo for muito, veja com o obstetra se pelo menos as versões fritas ou cozidas são permitidas. Sempre há uma opção interessante para não deixar a gestante com vontade e o bebê saudável e feliz.

Dicas e cuidados a ter
Crédito: Freepik
É fundamental que você saiba a procedência do peixe ou camarão, antes de consumir. Veja também as condições de armazenamento e cocção, além do tempo em que se encontra exposto para consumo.

Se você estiver em dúvida, evite. Essa é a regra de ouro da gravidez saudável e vale também para o consumo de comida japonesa e camarão.

Evite consumir peixe fresco nessa fase, optando pelos congelados e embalados, com selo de controle e em comércio de confiança (que você sabe que não desliga os congeladores durante a noite).

Escolha restaurantes reconhecidos pela sua higiene e método de preparo seguro. Certifique-se com o chef de que o peixe foi congelado previamente e quais são as condições de armazenamento.

Fique longe de sushi de tubarão, peixe-espada e agulhão, pois eles têm elevado teor de mercúrio, prejudicando assim o bebê.


Dicas on line





*AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS. NÃO DEIXE DE CONSULTAR SEU MÉDICO.

Postar um comentário

0 Comentários