News

6/recent/ticker-posts

Água de canal em Gargaú será analisada após aparecimento de 30 kg de peixes mortos

Peixes apareceram mortos na última semana no canal de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana.
A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está estudando o motivo do aparecimento de aproximadamente 30 kg de peixes mortos na última semana no canal de Gargaú, um braço do Rio Paraíba do Sul.

Segundo a secretaria, a maior parte dos peixes eram bagres. O órgão realizou coleta de água no local e enviou ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que vai realizar a análise do material.

Ainda de acordo com a secretaria, foram coletadas amostras de água em três pontos do canal e o Inea deve liberar o resultado das amostras em 20 dias.

“A secretaria trabalha nas hipóteses de alta concentração no fundo lodoso e, com isso, emissão de metano e sulfídrico, baixando significativamente a qualidade e oxigênio da água com revolvimento do estrato e exposições, além de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), razão pela qual os peixes não pulmonares sentem primeiro e vem a óbito, e ainda possível transbordo inadequado de hidrocarbonetos”, explicou o secretário da pasta, Ilzomar Soares.

G1 

Postar um comentário

0 Comentários