Peixes apareceram mortos na última semana no canal de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana.
A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está estudando o motivo do aparecimento de aproximadamente 30 kg de peixes mortos na última semana no canal de Gargaú, um braço do Rio Paraíba do Sul.
Segundo a secretaria, a maior parte dos peixes eram bagres. O órgão realizou coleta de água no local e enviou ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que vai realizar a análise do material.
Ainda de acordo com a secretaria, foram coletadas amostras de água em três pontos do canal e o Inea deve liberar o resultado das amostras em 20 dias.
“A secretaria trabalha nas hipóteses de alta concentração no fundo lodoso e, com isso, emissão de metano e sulfídrico, baixando significativamente a qualidade e oxigênio da água com revolvimento do estrato e exposições, além de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), razão pela qual os peixes não pulmonares sentem primeiro e vem a óbito, e ainda possível transbordo inadequado de hidrocarbonetos”, explicou o secretário da pasta, Ilzomar Soares.
G1
0 Comentários