News

6/recent/ticker-posts

10 lugares para visitar em Campos, RJ, que completa 184 anos nesta quinta

O município tem diversos pontos turísticos e históricos, que podem ser apreciados pelos próprios campistas e por visitantes que chegam na planície goitacá.
Campos dos Goytacazes (Foto: Silvana Rust)
Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, está completando 184 anos nesta quinta-feira (28). A cidade, que é a maior do interior do Rio, possui um grande acervo histórico e diversos pontos turísticos que podem ser apreciados pelos próprios campistas e por visitantes que chegam à planície goitacá.

Entre as opções estão igrejas, praças, monumentos e lagoas que fazem parte da construção da cidade. Veja a lista de 10 lugares para ajudar a conduzir o roteiro dos visitantes de Campos.

Praça do Santíssimo Salvador

A praça é a mais conhecida na cidade e se concentra no coração do município, onde fica a área central, e tem ao seu redor bancos, comércios, órgãos públicos e prédios históricos, além do Museu Histórico, que preserva a memória. A praça também abriga a Catedral do Santíssimo Salvador, uma das igrejas mais bonitas e conhecidas da região.

Como chegar: No Centro da cidade
Catedral do Santíssimo Salvador, em Campos dos Goytacazes, é um dos pontos que merecem atenção dos visitantes amantes de arquitetura e história — Foto: Kamilla Póvoa/G1
Jardim do Liceu

Uma das praças mais belas e tradicionais de Campos, a Praça Barão do Rio Branco, popularmente conhecida como Jardim do Liceu, fica no Centro e atraí idosos, crianças e jovens pelo seu ambiente tranquilo de paz em meio à natureza.

Como chegar: Rua Gil de Góis, no Centro
Jardim do Liceu — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
Jardim São Benedito

É um ponto de encontro das famílias, além de abrigar a sede da Academia Campista de Letras. O local é frequentado por diversos públicos para práticas esportivas e ao ar livre.

Como chegar: Rua Marechal Floriano, no Centro
Jardim São Benedito — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
Morro do Itaoca

O Morro do Itaoca é um dos pontos de visitação mais procurados por amantes da natureza e esporte. Os atletas praticam vôo livre, ciclismo, ioga e trilhas. Muitos turistas e atletas procuram o local para atividades físicas e para subir o morro, que vale uma selfie e tanto.

Como chegar: No distrito de Ibitioca
Morro do Itaoca — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
Monumento histórico do Farol

O monumento da praia do Farol de São Thomé é uma obra do ano de 1882, projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que participou da construção da Torre Eiffel, em Paris. O farol fica em uma área da Marinha em frente ao litoral da cidade.

Como chegar: Avenida Boa Vista, no Farol de São Thomé
Monumento do Farol — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
Lagoa de Cima

Para quem gosta de esporte, curtir a natureza, a tranquilidade e as belezas naturais, Lagoa de Cima é o lugar ideal para dias de sol. O entorno da lagoa também tem diversas opções de trilhas, que podem ser feitas a pé. 

Como chegar: Estrada de Lagoa de Cima, na RJ-208
Lagoa de Cima — Foto: Andresa Alcoforado/Inter TV
Lagoa Feia

Apesar do nome, o local tem sua beleza como característica principal e é a maior lagoa de Campos. O local recebeu esse nome, à época da colonização da região, pelos Sete Capitães, sesmeiros da Capitania Hereditária de São Tomé, cujas águas estavam crespas devido ao mal tempo.

Como chegar: Ponta Grossa dos Fidalgos
Lagoa Feia — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
Cachoeiras do Imbé

As cachoeiras da região do Imbé ficam no Parque Estadual do Desengano, que além de Campos, abrange os municípios de São Fidélis e Santa Maria Madalena. Das 176 espécies de mamíferos encontradas no Estado do Rio, 33 foram identificadas no parque, 16 delas ameaçadas de extinção. A Pedra do Desengano é seu principal atrativo e ponto culminante, com 1.761 metros de altitude. Entre as cachoeiras estão a Tombo d’Água, Maracanã e Tobogã.

Como chegar: Sossego do Imbé entre Santa Maria Madalena, na RJ-190
Cachoeiras do Imbé — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
Distrito de Santo Amaro

Com quase 300 anos de tradição, a Cavalhada de Santo Amaro acontece no dia 15 de janeiro, dia do padroeiro da Baixada Campista. O distrito também é conhecido por ter festividades e procissão neste dia, que reúne fiéis que caminham da área central até o distrito.

Como chegar: Na estrada Campos x Farol, na RJ-216
Santo Amaro — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
Villa Maria

A Casa de Cultura Villa Maria fez 100 anos de construção em 2018 e desenvolve centenas de atividades fixas e eventuais no espaço. Atrações musicais e cinematográficas, além de exposições de pintura, folclore, gastronomia e paisagismo. O local administrado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) é ideal para quem gosta de cultura e história.

Como chegar: Rua Baronesa da Lagoa Dourada, no Centro
Villa Maria — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos



G1

Postar um comentário

0 Comentários