Veículo é equipado para consultas e exames, onde também será feita a distribuição gratuita de óculos corretivos a pessoas de baixa renda.
O Sesc RJ vai levar atendimento oftalmológico gratuito a municípios do estado por meio de uma unidade móvel equipada para consultas e exames, com a distribuição de óculos corretivos a pessoas de baixa renda. A iniciativa, que começa a rodar no primeiro semestre do próximo ano, foi estruturada com apoio técnico do Sindióptica RJ e segue o modelo de outros projetos itinerantes da instituição, como o OdontoSesc e o Sesc Saúde Mulher (mamografia e Papanicolau), que atendem milhares de pessoas em comunidades com menor acesso a serviços de saúde.
O veículo é equipado para a realização de exames de glaucoma, catarata e processos inflamatórios e avaliação do grau visual e da retina, e tem capacidade para atender 32 pacientes por dia, totalizando até 700 atendimentos mensais. Como estrutura moderna e acessível, tem consultório oftalmológico, antessala de recepção, banheiro, elevador e tenda externa destinada ao acolhimento de pacientes e à realização de atividades educativas.
O atendimento será conduzido por um médico oftalmologista, responsável pelos exames clínicos e pela indicação do tratamento adequado. Caso seja necessária a prescrição de óculos, o paciente será encaminhado ao técnico em óptica, na própria unidade, que fará as medições e enviará o pedido ao laboratório credenciado. A entrega dos óculos será feita gratuitamente pelo Sesc RJ.
A equipe contará também com um educador em saúde, que atuará para além da assistência clínica, promovendo ações educativas, visitando escolas e reforçando a importância da prevenção e do cuidado contínuo com a visão. A unidade móvel permanecerá entre 30 e 60 dias em cada localidade, com potencial de alcançar milhares de pessoas em todo o estado.
“A maioria dos casos de deficiência visual poderia ser evitada se tratada precocemente. A Unidade Móvel de Oftalmologia do Sesc RJ surge para levar cuidados com a visão às comunidades que mais precisam. Em tempos de uso prolongado de telas, que contribuem para a piora da saúde ocular, especialmente em crianças e adolescentes, vamos oferecer ainda orientações de saúde às escolas e regiões carentes, a fim de prevenir problemas futuros, estimular hábitos saudáveis e garantir que mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico e ao tratamento no momento certo”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Essa é mais uma novidade do programa Sesc+ Saúde, que oferece em unidades fixas e em unidades móveis atendimento integral com foco na prevenção e tratamentos com equipamentos de última geração e atendimento humanizado. Os serviços são disponibilizados de forma gratuita ou a preços acessíveis.
Ascom Sesc RJ

0 Comentários