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Mais de mil estudantes e professores participaram de Sarau Literário em Campos

 Evento promovido pela Seeduc-RJ foi realizado nesta sexta-feira, dia 6, no Jardim do Liceu, com a participação de escolas estaduais do Norte Fluminense 

Divulgação

Educação feita além dos muros da escola: com essa proposta, o Sarau Literário transformou o Jardim do Liceu, em Campos dos Goytacazes, em um espaço de celebração da arte e do conhecimento nesta sexta-feira (6). Livros à disposição, declamações de poesias, apresentações teatrais, dança e música marcaram o evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), que reuniu mais de mil estudantes, professores, gestores escolares e comunidade. 

Com foco no incentivo à leitura literária, o Sarau deu voz a estudantes e educadores, que compartilharam projetos desenvolvidos em sala de aula, reforçando que o livro pode ser muito mais do que um objeto, pode ser um convite à imaginação, à escuta e ao pertencimento. Além das apresentações artísticas em dois palcos, cada escola contou com um espaço próprio para expor suas produções e compartilhar experiências. Os participantes também puderam assistir às oficinas oferecidas ao longo do evento.

A subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel Abreu, esteve presente e destacou a importância do encontro. “Esse é um momento de compartilhar emoções, sentimentos e conhecimento. A literatura hoje está sendo celebrada na praça do nosso Liceu, onde tantos de nós também viveram momentos marcantes da juventude. Ver os estudantes como protagonistas dessa festa é emocionante. É isso que a gente quer: uma escola que age com sentimento, com coração, com amorosidade.”

Projetos

O Colégio Estadual César Tinoco levou ao evento uma maquete com elementos do bairro de Santa Cruz de Campos, onde está localizado, além de uma interpretação da obra “Com quantas asas se faz um cachorro”, do Grupo Eureka. “Eu gostei muito do livro porque ele fez a gente refletir sobre as várias fases da vida que moldam quem somos hoje. Com meus 15 anos já passei por muita coisa, e foram essas experiências que me fizeram amadurecer”, contou a estudante Daniela Vitória Alves de Jesus.

Para a diretora do colégio, Lília Mota Rezende, o evento motivou a criatividade dos alunos. “A realização do Sarau foi sensacional porque despertou o lado criativo dos estudantes e eles se sentiram desafiados. Cada um trouxe uma ideia e, aos poucos, o trabalho foi tomando forma. Fazer coisas diferentes com os alunos é essencial, especialmente hoje em dia, quando é tão difícil manter o interesse deles.”

Já o estudante Gabriel Gomes, do CIEP 461 Clóvis Tavares, apresentou uma poesia autoral inspirada na obra Operários, de Tarsila do Amaral. “Estou muito feliz de representar minha escola e falar sobre os diferentes tipos de diversidade que existem no meu país, como a cultural, étnica e racial”, disse.

Segundo a professora Manoela Vieira Dias, o projeto começou com a análise da pintura modernista, que retrata o início da industrialização no Brasil e a presença de trabalhadores de diferentes origens. A partir dessa leitura, os alunos participaram de rodas de conversa e criaram poesias com base em suas vivências. “Eles não podiam copiar nada na internet e nem usar inteligência artificial. Tudo tinha que vir deles. Ver essas produções sendo valorizadas fortalece a autoestima e mostra que são capazes”, afirmou.

A iniciativa

O Sarau Literário faz parte do Programa Estadual de Leitura e do Educação do Amanhã, iniciativa da Seeduc-RJ voltada à recomposição das aprendizagens. Ao todo, serão realizados 14 eventos. O primeiro aconteceu em Natividade, contemplando a Diretoria Regional de Itaperuna/Região Noroeste. 

Este é o segundo ano do projeto, que se tornou itinerante. Em 2024, o Sarau Literário teve sua estreia com um evento realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, reunindo representantes da comunidade educacional de todo o estado. 

“Os saraus ocuparão diferentes polos da rede estadual de ensino ao longo do ano, levando a literatura para além dos muros da escola. Queremos que esse movimento inspire novos leitores e que eles levem os valores da leitura para seus lares e comunidades. Afinal, ler transforma: nos faz viajar, mudar e percorrer caminhos que nunca imaginamos existir”, afirmou a superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa. 

Distribuição de livros

No contexto da recomposição das aprendizagens, a leitura literária ocupa um lugar estratégico: por meio da coleção Literatura a Vapor, do Grupo Eureka, distribuída às escolas da rede estadual, estudantes e professores têm acesso a uma proposta híbrida — que reúne livros físicos, audiobooks, conteúdos digitais e materiais pedagógicos de apoio.

Os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro receberam, no início do ano letivo, cinco obras que contribuem com as competências listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “Com quantas asas se faz um cachorro?”, “Vasto mundo”, “Gandhi – minha vida é minha mensagem”, “Vozes livres” e “Quelé, a voz da cor”. 

Esses títulos foram o ponto de partida para os trabalhos apresentados nos Saraus Literários. “Os estudantes receberam um conjunto de obras cuidadosamente selecionadas para despertar o interesse dos estudantes, promover a reflexão crítica e desenvolver competências essenciais de leitura. A leitura é o motor para o desenvolvimento da interpretação, do pensamento crítico e da expressão criativa, contribuindo de forma significativa para a retomada e o fortalecimento das aprendizagens nas escolas públicas”, afirma Malu Carvalho, especialista em leitura do Grupo Eureka.

No início do ano, centenas de agentes de leitura participaram de encontros pedagógicos. Esses profissionais têm como missão incentivar a prática entre os estudantes, ao promover atividades como rodas de leitura, clubes do livro e contação de histórias.

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