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Anatel proíbe que empresas usem vários números para chamadas indesejadas de telemarketing

 A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou novas medidas para reduzir a prática de telemarketing abusivo no Brasil. Agora, empresas estão proibidas de usar múltiplos números para contatar consumidores — prática que facilitava golpes e dificultava bloqueios.

Divulgação

A multa para quem desrespeitar a regra pode chegar a R$ 50 milhões. A agência também incentiva o uso da plataforma “Não me perturbe”, do Governo Federal, e o registro de denúncias pelo site da Anatel ou pelo telefone 1331.

Vale lembrar que, em caso de ligações suspeitas, a recomendação é atender e se manter em silêncio, para evitar que sua voz seja utilizada em golpes por inteligência artificial. Além disso, vale desligar em até seis segundos, já que a Anatel computa ligações com essa duração e pode punir empresas que utilizarem a prática.

Saiba o que fazer em caso de ligações suspeitas:

  • Atenda e fique em silêncio: se o número for desconhecido, ao atender, fique em silêncio pra evitar que sua voz seja usada por inteligência artificial em golpes.
  • Desligue se não interessar: se o assunto não te interessar, desligue logo. A Anatel conta as ligações de até 6 segundos e empresas que acumulam muitas assim podem ser multadas.
  • Use o "não me perturbe": use a plataforma "não me perturbe" do governo federal. Nela é possível bloquear ligações de marketing para o seu número.




Fonte: Istoé / G1

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