Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, o festival vai promover – em 24 localidades do estado – uma programação instigante e plural com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais
Vem aí o 22º Festival Sesc de Inverno! Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, será realizado de 12 a 28 de julho, em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro – a maior edição de todos os tempos. Farol de São Thomé, litoral de Campos dos Goytacazes, é uma das cidades contempladas com uma programação gratuita com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais. O evento é realizado com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.
Pela primeira vez na cidade, o Festival promoverá shows de grandes atrações musicais no Farol de São Thomé, em frente a mansão dos cubanos, próximo ao Náutico, como a banda Biquini e o cantor de pagode Thiago Soares. A expectativa é que o evento contribua para o incremento do setor turístico e da economia da região neste inverno. A Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes apoia o evento.
Nome forte da nova geração do pagode, Thiago Soares está confirmado e se apresenta no dia 19/07 (sexta-feira), às 21h, em Farol de São Thomé. Na sequência, a banda Biquini promete um grande show no dia 20/07 (sábado), às 21h, no mesmo local. Com quase quarenta anos ininterruptos e com a formação original, Bruno Gouveia, Miguel Flores da Cunha, Carlos Coelho e Álvaro Birita percorrem o Brasil em 2024 com a turnê “Vou Te Levar Comigo”.
Espetáculo circense 'Se der Corda'
Além dos shows nacionais nos dois dias de evento, a grade de programação contará com o espetáculo circense 'Se der Corda, no sábado, 20 de julho, às 16h, pela companhia Circo no Ato. No elenco: Camila Krishna, Rafael Garrido, Carol Costa e Mário Martins.
Com roteiro e direção de Natássia Vello, 'Se der Corda' é o primeiro espetáculo infantil da companhia Circo no Ato, que utiliza o universo circense para criar um mundo fantástico apresentado ao público através das páginas de um livro mágico.
Entre cordas, acordes e acrobacias, quatro amigos inseparáveis (Haroldo, Borrachinha, Gigante e Mutuca) vivem aventuras extraordinárias ao encontrar este livro misterioso. Neste universo fantástico, tigrinhos ganham vida, meninas têm superpoderes e sonhos se tornam realidade.
O espetáculo apresenta as técnicas da acrobacia coletiva, força capilar, parada de mão, jump rope e contorção de uma forma lúdica e imaginativa. Utilizando as disciplinas circenses para mostrar a grandiosidade do que é singelo e ingénuo, da amizade como força motriz da criação, tudo flui em beleza e leveza, como as crianças que se encontram no parque e sonham a brincar. O humor, presente em todo o espetáculo, traz a frescura do riso espontâneo dentro de uma roda de amigos.
O Festival
A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.
O conceito é baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 22 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira.
Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão, e que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do estado. O Festival Sesc de Inverno promove a interação entre artistas e público e a reunião de relevantes artistas da cena nacional. A curadoria busca valorizar experiências e práticas culturais atentas a essa pluralidade.
“O 22º Festival Sesc de Inverno exalta a pluralidade, a diversidade cultural e a inclusão, homenageando as raízes do povo brasileiro com a maior edição de todos os tempos. Tenho certeza de que o Festival representará uma grande catarse da nossa cultura através de vertentes como a música, a arte, a dança, o teatro, o cinema e tantas outras expressões artísticas, que nos enriquecem culturalmente e reafirmam a força do Sesc RJ em transformar a vida de tantas pessoas”, comenta Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.
Uma das novidades deste ano é a volta do projeto Boca Suja, no qual poemas de grandes nomes da poesia nacional são impressos em guardanapos e distribuídos durante a programação do Festival. Em 2024, a homenageada é a poetisa e escritora de obras infantojuvenis Roseana Murray, que recentemente se recuperou de um episódio de violência em Saquarema e está pronta para continuar presenteando os leitores com muitas histórias. “Viver é o milagre que nos guia” é uma das frases escritas pela autora em suas redes sociais.
Confira as cidades/localidades que receberão o Festival Sesc de Inverno 2024:
- Petrópolis
- Teresópolis
- Nova Friburgo
- Itaipava (Petrópolis)
- Valença
- Grussaí (São João da Barra)
- Tanguá
- Porciúncula
- Casimiro de Abreu
- Magé (Piabetá)
- Sana (Macaé)
- Búzios
- Vassouras
- Barra de São João (Casimiro de Abreu)
- Três Rios
- Itaperuna (Raposo)
- Penedo
- Cabo Frio
- Miguel Pereira
- Silva Jardim
- Cardoso Moreira
- Campos do Goytacazes (Farol)
- São Gonçalo
- Rio das Ostras
0 Comentários