A instalação das placas foi iniciada em 20 de maio, em São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Campos dos Goytacazes, continuando no dia seguinte, 21 de maio, em Quissamã, Carapebus e Macaé, que receberam painéis de sinalização.
Esta iniciativa é apenas o começo de um esforço contínuo para transformar a região do GpCL-RJ, que envolve 16 municípios costeiros do estado, em um destino turístico sustentável de renome internacional, garantindo a preservação do patrimônio natural e cultural para as futuras gerações, em consonância com os 17 ODS da Agenda 2030 (ONU).
Geoparques são áreas geográficas onde paisagens de relevância internacional são geridas com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Esses locais funcionam como centros de conservação e espaços de turismo, com foco na sustentabilidade e no envolvimento das comunidades locais.
Entre 22 e 26 de julho, os municípios abrangidos pelo Geoparque irão receber a visita de representantes da UNESCO para avaliação do seu Patrimônio Geológico.
Com os painéis instalados, identificamos as regiões e os limites do GpCL-RJ, trazendo visibilidade para moradores e turistas, além de representar um marco importante na busca pela chancela de Geoparque Mundial da UNESCO.
O GpCL-RJ pode se tornar um exemplo de conservação e desenvolvimento sustentável ao posicionar os municípios envolvidos no cenário internacional da Geoconservação, valorizando a sua Geodiversidade.
Ascom
0 Comentários