Artista Chica Sales exporá na Casa de Cultura Félix da Silva Carneiro, às 18h. A entrada é gratuita!
Se dedicando a arte do artesanato há 45 anos, e do barro há sete, a artista Chica Sales, natural de Bom Jesus do Itabapoana, integrante do Farol Arte e Movimento e artesã do ateliê Filhos do Barro, com o mestre Daniel de Lima, estará na sexta-feira, 21 de julho, às 18h, com a 'Exposição Rococó' apresentando duas coleções, em peças únicas, na Casa de Cultura Félix da Silva Carneiro, que fica no centro, orla do Farol de São Thomé, próximo à Marinha.
Residindo há 32 anos na praia do Farol, a artista conta como o artesanato e a paixão pela arte em barro entrou em sua vida, assista!
Ateliê Filhos do Barro
O ateliê Filhos do Barro, localizado na Avenida Olavo Saldanha, 1018, uma quadra após o Camping, no Rádio Velho, recebe grupos de escolas, da terceira idade e afins, que podem agendar visitas ou aulas, tanto no ateliê quanto na residência do aluno, com os professores, mestre Daniel de Lima e a artista Chica Sales. A idade mínima para as aulas é a partir dos seis anos. Há turmas separadas para adultos e crianças, que aprendem a preparação do barro, queima de peças e produção das técnicas.
De acordo com o mestre Daniel de Lima, o trabalho realizado no ateliê com artesanato, vai da bijuteria a arte sacra. O ateliê Filhos do Barro está aberto aos sábado e domingo, das 8h às 17h, porém, é necessário agendar visitas e/ou aulas, pelos telefones (22) 99887-3952 Chica Sales / 99928-9304 Daniel de Lima.
No local é possível comprar peças únicas e em série para revenda. Todos os tipos de escultura, vasos, entre outros, podem ser adquiridos, também, através de encomendas.
Rococó
A exposição Rococó é um estilo francês, onde a artista aproveita as linhas de curva do rococó para fazer as obras de arte.
O estilo rococó apareceu na Europa do século XVIII e, tendo a França como seu principal precursor, se espalhou em vários países do Velho Mundo e alcançou algumas regiões das Américas, como o Brasil. Para muitos historiadores da arte, o rococó pode ser visto como um desdobramento do barroco em que vários artistas passam a valorizar o uso de linhas em formato de concha e a função decorativa que a arte poderia exercer.
A expressão “rococó” tem origem na palavra francesa rocaille, que designava comumente uma maneira de se decorar os jardins através do uso de rochas e conchas. Chegando ao século XIX, o estilo rococó passou a ser utilizado também para definir outras manifestações desenvolvidas nos campos da arquitetura e das artes ornamentais. No ano de 1943, graças à pesquisa de Fiske Kimball, esse movimento deixou de ser visto como uma variante do barroco para assumir características próprias.
Redação Portal do Farol, com informações do Brasil Escola
0 Comentários