News

6/recent/ticker-posts

Dois novos pacientes em remissão viral apontam caminhos na busca pela cura do HIV

 Cientistas apresentaram nesta quarta-feira (27) detalhes de estudos sobre os casos em uma conferência realizada no Canadá


Desde o início da epidemia de HIV na década de 1980, cientistas em todo o mundo buscam novas formas de tratamento que sejam capazes de eliminar o vírus do organismo humano por completo. Embora a terapia antirretroviral seja eficaz na supressão da replicação viral, o HIV persiste nos reservatórios do organismo e volta a se replicar quando o tratamento é suspenso.

Poucas pessoas, no entanto, mantêm cargas virais indetectáveis sem tomar medicação e constituem um modelo para o cuidado funcional do HIV. Outros casos de cura estão associados ao transplante de medula óssea ou em pacientes excepcionais que apresentam vírus defeituosos ou fatores genéticos associados a uma potente resposta imune ao HIV em um tipo de linfócitos, as células T CD8+, nos chamados controladores de elite.

Um caminho promissor parece ter sido encontrado por pesquisadores que apresentaram, nesta quarta-feira (27), resultados de remissão viral em dois pacientes. Os achados foram divulgados na Conferência Internacional de Aids, realizada em Montreal, no Canadá.

Uma delas é uma paciente da Espanha, com mais de 70 anos, que após supressão da terapia antirretroviral, tem controle absoluto da replicação do HIV, mantida por mais de 15 anos, com carga viral indetectável e sem tomar medicação para combater o vírus.

O outro caso é de um homem dos Estados Unidos, de 66 anos, que recebeu um transplante de células-tronco, sendo considerado a quarta pessoa conhecida a entrar em remissão do HIV no mundo.





Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários