News

6/recent/ticker-posts

PORTO CENTRAL: Campos busca parceria com empresa do ES para qualificação e geração de empregos

 O Porto Central é um complexo industrial em desenvolvimento no município de Presidente Kennedy, ES. A Petrobrás já está confirmada como um dos clientes para a realização de operações de transbordo de petróleo e derivados.  

Foto: Tarcício Vianna / Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, reuniu-se, nesta segunda-feira (02), com os representantes da Empresa DVF Consultoria, representantes do Porto Central, um complexo industrial multipropósito, em desenvolvimento no município de Presidente Kennedy, localizado no sul do Espírito Santo. O secretário confirmou a participação da secretaria nos comitês que serão formados para discussão de dois eixos principais: desenvolvimento regional e qualificação e emprego. O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2022.

Um projeto para fornecedores da região está sendo elaborado e vai contribuir para fomento de negócios também com o Porto de Presidente Kennedy. “A possibilidade de mais um porto na região é vista com bons olhos e o município de Campos será impactado diretamente tanto na cadeia de fornecedores, quanto nas necessidades de qualificação e emprego. Seremos parceiros nesse momento de formação dos comitês para discussão e implantação do projeto”, afirma o secretário.

O Porto Central ocupará uma área de aproximadamente 2.000 hectares. Trata-se de um porto de águas profundas, com até 25 metros de profundidade, capaz de receber navios de grande calado, como os navios Valemax e VLCC’s – Very Large Crude Oil Carrier. O porto está sendo desenvolvido no modelo de condomínio portuário, no qual os empreendedores serão responsáveis pela infraestrutura portuária, terrestre e de utilidades, como dragagem, quebra-mar, cais e píeres, além de vias de acesso; e os clientes do Porto Central arrendam áreas para a implantação de suas respectivas indústrias e/ou terminais. Esse modelo reduz o investimento global e os custos operacionais para os nossos clientes, permitindo que os clientes dediquem os seus recursos às suas atividades fins.

A implantação do porto, em uma área de aproximadamente 2 mil hectares, que impactará toda a região no entorno, inclusive Campos, acontecerá em fases e de acordo com as demandas do mercado. A Petrobrás já está confirmada como um dos clientes para a realização de operações de transbordo de petróleo e derivados. 

O Porto Central visa criar uma nova perspectiva portuária, com um ambiente atrativo para a indústria, comércio e serviços, a fim de se tornar um porto de classe mundial único no Brasil. Estiveram presentes à reunião os representantes da DVF Consultoria, Marcos Fonseca e Raquel de Jesus; a subsecretária de Qualificação e emprego, Joyce Lessa; a chefe de gabinete Fabiana Pinto e o advogado Marcelo Barreto.








PMCG

Postar um comentário

0 Comentários