News

6/recent/ticker-posts

Exposição Filhos do Barro: artes da praia do Farol no Museu Casa de Casimiro de Abreu

O Museu está localizado na Praça das Primaveras, em Barra de São João
Mestre Daniel Lima no Ateliê Filhos do Barro - Foto: Fabiana Henriques

O artesão e pernambucano Daniel Pereira Lima, hoje morador da Praia campista, Farol de São Thomé, é responsável pelo ateliê Filhos do Barro onde produz há sete anos uma série de obras sacras, além de utensílios e objetos de decoração. Seu trabalho, junto com demais artesãos do grupo Farol Arte e Movimento, vem chamando a atenção dos admiradores de esculturas e artesanatos. Fato esse, que levará o artista Daniel de Lima na sexta-feira, dia 8, para o Museu Casa de Casimiro de Abreu, para a abertura da Exposição Filhos do Barro, a partir das 13h30. A programação contará com workshop e show do cantor Jonas Abreu. O Museu está localizado na Praça das Primaveras, em Barra de São João.

Autodidata, Daniel Lima iniciou-se no ofício de escultor aos 12 anos de idade, na cidade onde nasceu, Tracunhaém, município de Pernambuco. Os mestres e artesãos nordestinos serviram de inspiração. “Passei a juventude em minha cidade natal. Lá, a arte com o barro é rotineira. Desenvolvi minha arte graças à vivência e à proximidade dos artesãos locais. Acabei me apaixonando por trabalhar com o barro e transformá-lo à minha arte”, diz o escultor.

A arte sacra se destaca entre as suas atividades como escultor. Ele foi influenciado por nomes expressivos como Aleijadinho e Osmundo Teixeira.

 O artista gosta de criar temas livres e abstratos. Em suas obras, utiliza de diversas técnicas como o rolinho, placas, blocos, repuxagem, fundição e torneamento. Daniel Lima também confecciona suas peças com ferramentas e tornos, além de construir os fornos para queima das obras, em seu ateliê, situado na Avenida Olavo Saldanha, 1018, em Farol de São Thomé, praia de Campos, RJ. Daniel também ensina modelagem em barro. 

Fotos: Fabiana Henriques


Postar um comentário

0 Comentários