News

6/recent/ticker-posts

Autoridades avaliam que guerra na Ucrânia pode gerar crise alimentar

 Aumentos nos níveis de preços dos alimentos e volatilidade dos mercados internacionais reforçam alerta

O presidente-executivo da fabricante norueguesa de fertilizantes Yara International, Svein Tore Holsether, diz que o mundo está a caminhar para uma crise alimentar, que poderá afetar milhões de pessoas.

Os elevados preços a níveis recorde do gás natural obrigaram a empresa que ele gere a reduzir a produção de amoníaco e ureia na Europa para 45% da capacidade. Com uma menor quantidade desses dois ingredientes agrícolas essenciais, ele prevê que haja repercussões no fornecimento global de alimentos.

A questão não é se vamos ter uma crise alimentar. Mas sim qual será a dimensão dessa crise”, disse Holsether à CNN Business.

Duas semanas após a invasão da Ucrânia pela Rússia, os preços dos principais produtos agrícolas produzidos na região dispararam. O maior problema é o trigo, um produto básico na despensa. Os fornecimentos provenientes da Rússia e da Ucrânia que, no seu conjunto, representam quase 30% do comércio mundial de trigo, estão agora em risco. Os preços globais do trigo atingiram um máximo histórico no início desta semana.

Outro grande problema é o acesso aos fertilizantes. Essencial para os agricultores atingirem as suas metas de produção, ele nunca esteve tão caro, já que as exportações da Rússia pararam. A produção na Europa também caiu, graças ao aumento do preço do gás natural, um ingrediente-chave em fertilizantes à base de nitrogénio como a ureia.

Esta situação está a fazer soar alarmes para os especialistas em saúde global. O preço do milho, soja e óleos vegetais também tem subido.

Os ministros da Agricultura dos países do G7 disseram, na sexta-feira (11), que “continuam determinados a fazer o que for necessário para prevenir e responder a uma crise alimentar”.

Mas, temendo a escassez, os países já estão se voltando para dentro de si mesmos, o que poderia em última análise, deixar menos alimentos para aqueles que precisam.

O Egito acabou de proibir a exportação de trigo, farinha, lentilhas e feijão, na sequência das crescentes preocupações sobre as reservas de alimentos no estado mais populoso dos países árabes.

A Indonésia também reforçou as restrições à exportação de óleo de palma, que é um componente do óleo de cozinha, bem como de cosméticos e de alguns produtos embalados, como o chocolate. É o maior produtor mundial deste produto.

Os ministros do G7 apelaram aos países para que “mantivessem os seus mercados alimentares e agrícolas abertos e que se protejam contra quaisquer medidas restritivas injustificadas às suas exportações”.

Qualquer aumento adicional aos níveis de preços dos alimentos e qualquer volatilidade dos mercados internacionais podem ameaçar a segurança alimentar e a nutrição em escala global, sobretudo entre os mais vulneráveis, que vivem em ambientes de baixa segurança alimentar”, disseram eles num comunicado.

Os países ocidentais com mais acesso à agricultura também serão prejudicados. Os consumidores já foram afetados pelos preços mais elevados e a situação está prestes a agravar-se ainda mais.







Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários