News

6/recent/ticker-posts

Carnaval 2022: Covid-19, risco de aglomeração e obras fazem Liesa adiar ensaios técnicos na Sapucaí

 

Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo

Os ensaios técnicos das escolas de samba para o carnaval, que estavam previstos para acontecer na Marquês de Sapucaí, no Centro, a partir da segunda quinzena deste mês, foram adiados por causa das obras na avenida, que ainda não foram finalizadas, e pelo cenário epidemiológico da cidade do Rio por causa da Covid-19. O número de casos apresentou um aumento na última semana.

Em novembro do ano passado foi anunciado um investimento público e privado de mais de R$ 45 milhões para melhorias na infraestrutura da Marquês de Sapucaí. Entre os planos estavam os ajustes na iluminação da passarela, aprimoramento do sistema de drenagem da pista e um novo projeto de combate a incêndio.

De todo o planejamento de obras, Jorge Perlingeiro, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), diz que ainda faltam as obras para a troca do asfalto da avenida, que não era recapeada havia 12 anos, e a substituição dos bueiros por outros maiores,especialmente por causa do grande volume de chuvas de janeiro e fevereiro na cidade. Segundo ele, a previsão agora é que a avenida esteja preparada para os ensaios técnicos somente no fim de janeiro ou no início de fevereiro. O carnaval começa em 27 de fevereiro.

Perlingeiro também afirmou estar avaliando o acesso ao ensaios técnicos por causa da Covid-19, já que são gratuitos e abertos ao público:

Os ensaios técnicos são abertos ao público justamente para aqueles que não vão conseguir ir aos dias de desfiles porque não conseguiram ingresso. E não tem como controlar o acesso. Sabemos que haverá controle nos dias de desfiles do carnaval, mas no ensaio, não. Vamos acompanhar o cenário da pandemia até lá.

De acordo com a avaliação do presidente, não há como pedir o comprovante de vacinação na entrada dos ensaios técnicos porque o público é diferente:

O público do ensaio técnico é diferente do público que vai ao desfile. No ensaio não paga, é gratuito. Já no desfile tem catraca. Eles pagaram pelo ingresso. Tem como cobrar algo. Não tem essa possibilidade no ensaio.

Comprovante de vacinação na avenida

Segundo Perlingeiro, certo mesmo é o "passaporte de vacinação" para a entrada de público nos dias de carnaval, previstos para o fim de fevereiro. A ideia é que um aplicativo, que ainda está sendo desenvolvido, sirva para controlar o acesso de desfilantes e público na Marquês de Sapucaí.

Vamos receber um modelo do aplicativo ainda este mês para saber como vai funcionar. Na Sapucaí, nos dias de desfiles, será necessário o aplicativo para o controle de vacinados. O pedido será feito para todos que ingressarem na avenida — comentou Perlingeiro.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também tem se posicionado favorável a um acesso mais "controlado" na Sapucaí. Em um evento em que esteve presente no dia 24 do mês passado, para homenagear o sambista Monarco, morto no dia 11 do dezembro, ele comentou sobre o comprovante de vacinação e o teste de Covid-19 para o público:

Se Deus quiser, essa bateria (da Portela, que estava no evento) vai arrebentar na Avenida, no carnaval que vai ter com passaporte de vacina, teste, sei lá o que vai ter. Já que o Flamengo pode jogar no Maracanã, a Portela pode jogar na Marquês de Sapucaí.







Fonte: Extra

Postar um comentário

0 Comentários