News

6/recent/ticker-posts

Saúde de Campos retorna cirurgias bariátricas

 Procedimento, que estava paralisado há mais de cinco anos, faz parte do grande “Mutirão da Saúde” que será lançado na próxima sexta-feira (19)

Foto: Arquivo / SubCom

As cirurgias bariátricas, realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS), serão retomadas pela Prefeitura de Campos para atender 81 pacientes que estão na fila de espera. O anúncio foi feito pelo prefeito Wladimir Garotinho, no início da tarde de sexta-feira (12). As intervenções serão realizadas no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) e faz parte do grande “Mutirão da Saúde”, que será lançado, na próxima sexta-feira (19), e envolverá mais de 40 mil procedimentos.


Com a retomada das cirurgias de estômago, o município espera promover melhor qualidade de vida para esses pacientes. “São 81 pacientes que estão na fila do SUS, que infelizmente estão sofrendo há bastante tempo, precisando operar, com problemas de saúde por conta da obesidade. Vamos fazer cinco cirurgias por semana, a partir de dezembro, para poder zerar a fila de pacientes que já estão cadastrados no SUS. Sei o quanto isso é importante para muitas vidas, muitas famílias e para a saúde de Campos”, declarou Wladimir.


Campos mais uma vez está avançando dentro da assistência à população no que diz respeito à saúde, principalmente, onde encontramos uma demanda reprimida por vários fatores dos últimos anos e, um dos eixos que está muito reprimido, em que as pessoas estão necessitando muito e que vamos iniciar de imediato é o mutirão das cirurgias bariátricas, as chamadas cirurgias metabólicas para corrigir essas descompensações dos pacientes que são da obesidade mórbida que implica na pressão, coração, cérebro, no rim e, então, acaba que a pessoa é diabética por essa razão. Estamos avançando nesse sentido e, além da cirurgia bariátrica que iremos realizar em todos esses pacientes que estão na fila de espera e somam mais de 80, vamos lançar na próxima sexta-feira o grande ‘Mutirão da Saúde’ que vai ser implementado na nossa cidade”, completou o secretário de Saúde Paulo Hirano.


A cirurgia bariátrica tem um fator de grande importância para a redução de agravos de pacientes com obesidade, pode proporcionar a redução do risco de várias doenças. O retorno dessa cirurgia vai proporcionar a melhoria da qualidade de vida desses pacientes e também a reativação do serviço de cuidado de obesidade em Campos”, completou a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação, Bruna Araújo.


A cirurgia bariátrica paga pela Prefeitura utilizará a técnica videolaparoscópica, minimamente invasiva que permite uma recuperação mais rápida.







Subcom Campos

Postar um comentário

0 Comentários