Vacina da AstraZeneca é distribuída para Campos e outros municípios do interior do RJ - CMN - Campos Magazine News

News

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Vacina da AstraZeneca é distribuída para Campos e outros municípios do interior do RJ

 

Foto: Reprodução | Genilson Pessanha


As doses da AstraZeneca, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, chegaram a Campos, nesta segunda-feira (25). O imunizante foi transportado por um helicóptero da Polícia Civil, que aterrissou no aeroporto Batolomeu Lisandro, e entregue pelo secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves. Além de Campos, a aeronave carregou lotes para outras cidades da região Norte Fluminense. Ao todo, o estado do Rio de Janeiro recebeu do Ministério da Saúde 185 mil doses da vacina. Para Campos foram destinadas 4.640 doses.


Antes de descer no aeroporto em Campos, o helicóptero da Polícia Civil fez uma parada no município de Macaé. No aeroporto Bartolomeu Lisandro foram entregues as doses para Campos, Cardoso Moreira, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis. Segundo o Governo do Estado, uma grande operação foi montada para que todas as cidades possam dar início a essa nova fase da vacinação assim que receberem as doses e as recomendações técnicas da Secretaria de Estado de Saúde, oriundas do Ministério da Saúde.


Para Macaé foram entregues 1.800 doses. A secretária de Saúde de Macaé, Liciane Furtado Cardoso, afirmou que a segunda vacina contra a Covid-19 irá ampliar as doses para as unidades de urgência e emergência, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pronto socorros e outros setores dos hospitais. “Os profissionais de saúde podem ficar tranquilos que todos vão tomar a vacina”, acrescentou.


A subsecretaria estadual de Vigilância em Saúde, com base em critérios técnicos, informou que todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde para o estado do Rio serão distribuídas aos municípios em única remessa para aplicação imediata, de acordo com as prioridades do Programa Nacional de Imunização (PNI). A medida foi tomada tendo em vista que a aplicação da segunda dose pode ser realizada em 90 dias após a primeira.


Coronavac - Na semana passada foi iniciada a vacinação contra a Covid-19 com a Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Em Campos, 5.400 doses foram recebidas e a imunização já foi realizada em profissionais de Saúde do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC), Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital Dr. Beda e Unimed. Nesta semana, a vacinação aconteceu no Hospital Ferreira Machado (HFM), Santa Casa de Misericórdia, Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José, Hospital Escola Álvaro Alvim, Hospital Plantadores de Cana, Prontocardio, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e UPHs de Travessão, Ururaí e Guarus.


Em todo o Estado, segundo último balanço divulgado, 85 municípios registraram 89.237 pessoas imunizadas contra a Covid-19. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do Estado.













Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário