News

6/recent/ticker-posts

Atafona celebra Nossa Senhora dos Navegantes – Veja programação

 

Foto: Divulgação


A padroeira dos pescadores, Nossa Senhora dos Navegantes, será celebrada entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro na localidade da Baixada, em Atafona. Uma devoção com raízes fincadas no submerso Pontal de Atafona terá mais um ano de demonstrações de fé na praia do 2º distrito de São João da Barra.


Mesmo em um ano atípico devido a pandemia do novo coronavírus, a Comissão de Festa preparou mais uma edição dos festejos. A parte religiosa contará com o tríduo com as santas missas, além do levantamento do quadro Nossa Senhora dos Navegantes no dia 30. já no dia 02, terá alvorada às 6h, logo após missa solene, às 09h, procissão fluvial pelas águas da Foz do rio Paraíba, às 10h30 e procissão automobilística às 18h, seguida de cerimônia de coração e queima de fogos.


Histórico


A devoção forte e popular teve início no final da década de 50, com o Saul Batista Madalena, em agradecimento a uma graça alcançada em alto-mar. A antiga Capela foi construída com doações de fieis, rifas e leilões durante os festejos de fevereiro.


Em 1988, uma tragédia aconteceu, o mar avançou e destruiu o templo, as imagens foram para a Igreja de São Pedro na Cehab. Durante muitos anos as festas eram realizadas nas ruas do bairro da Baixada e, em 1996, finalmente a patrona dos pescadores ganha uma nova Capela, tendo como zeladora a senhora Cenira da Silva Ribeiro e até os dias atuais acontecem as festividades em homenagem a Mãe de Jesus, com o título de Nossa Senhora dos Navegantes, tendo 02 de fevereiro, o dia maior.












Fonte: Parahybano

Postar um comentário

0 Comentários