News

6/recent/ticker-posts

Terminal de passeios de barco fica lotado após liberação de entrada em Arraial do Cabo

 Imagens registradas neste fim de semana mostram dezenas de pessoas aglomeradas, muitas delas sem máscaras e desrespeitando as medidas de distanciamento social. Câmara de Vereadores aprovou projeto de Lei que pede o retorno das barreiras.


O primeiro fim de semana após a liberação de acesso à cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, teve registros de aglomeração no terminal de passeios de barco.


A cidade estava com acesso restrito desde março e as barreiras foram retiradas na última quarta-feira (18). Apenas moradores ou turistas que apresentassem um voucher que comprovasse reserva em hospedagens na cidade estavam autorizados a passar pela barreira sanitária.


A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira (23), por unanimidade, um Projeto de Lei que pede a derrubada do decreto que retirou as barreiras sanitárias.

Marina de Arraial do Cabo fica lotado no primeiro fim de semana após liberação de acesso à cidade — Foto: Reprodução/Inter TV RJ


A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que a medida de retirada da barreira foi tomada após avaliação de um relatório do Estado que coloca o Rio de Janeiro como baixo risco. A decisão também levou em consideração o índice de contaminação em Arraial que permanece o mais baixo da região.


O município informou que também está atendendo a um pedido de moradores, comerciantes e profissionais do ramo de turismo, principalmente náutico, que fizeram um protesto pedindo a abertura total da cidade antes das eleições municipais.


Ainda segundo o município, a medida pode ser revogada caso a cidade apresente índices crescentes nas próximas semanas. A Prefeitura reforçou que as medidas do selo Arraial Limpo e Seguro continuam em vigor.


As imagens registradas neste fim de semana mostram dezenas de pessoas aglomeradas, algumas delas sem máscara e muitas desrespeitando as medidas de distanciamento social.


Representantes dos barqueiros da cidade disseram ao G1 que querem a volta das barreiras sanitárias. Segundo eles, se a cidade for liberada agora, os índices de Covid-19 vão subir e será necessário fechar novamente a cidade em janeiro, período no qual há maior circulação de turistas e consequentemente de dinheiro no município.


Um Projeto de Lei foi aprovado, por unanimidade, durante uma sessão extraordinária.


"Nós queríamos que voltassem as barreiras e [que o governo municipal] desse uma atenção maior na saúde e na guarda municipal', disse o presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Felix (PSL).


Após a aprovação do Projeto de Lei, um ofício será enviado para a Prefeitura. O presidente da Câmara disse que, caso o pedido não seja atendido pelo governo municipal, será necessária a abertura de uma ação judicial para que o caso seja resolvido.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Arraial do Cabo tem 364 casos confirmados e 16 mortes por Covid-19.














Por G1 — Arraial do Cabo


Postar um comentário

0 Comentários