News

6/recent/ticker-posts

Chuva alaga distrito de Cambuci, RJ, e deixa famílias desalojadas; escolas que serviriam de abrigo estão inundadas

 De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, o distrito de São João do Paraíso tem cerca de 5 mil moradores. As pessoas estão sendo socorridas de barco e levadas para casa de parentes que tenham segundo andar.

Foto Reprodução Cambuci Notícias

Os moradores do distrito de São João do Paraíso, em Cambuci, no Noroeste Fluminense, estão sofrendo com consequências da forte chuva que atingiu a região nesta terça-feira (17). De acordo com a Defesa Civil, 90% do distrito foi inundado, cerca de 5 mil pessoas vivem no distrito.


Segundo a Defesa Civil, o acumulado de chuva das últimas 48 horas é de 131 milímetros. Nas últimas 12 horas, foram 48 mm. A previsão é que chova 60 mm nesta quarta-feira (18).


Os moradores precisaram ser socorridos de barco e levados para casas de parentes que tenham segundo andar. Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, na manhã desta quarta, as escolas que poderiam servir de abrigo para as famílias também ficaram alagadas.


No início da tarde, a Defesa Civil informou que o ponto de apoio em Cambuci vai ser na Escola Estadual Oscar Batista, que fica na Praça São Sebastiao, 173, no Centro.


A Defesa Civil informou que o que causou a inundação foi uma cabeça d'água devido à quantidade de chuva que caiu na cabeceira do rio.


Vídeos gravados por moradores mostram como as ruas do distrito foram tomadas pela água. Em um dos vídeos é possível notar a força da correnteza. 

Outras cidades afetadas


Outras cidades da região também foram atingidas. Em Aperibé, Santo Antônio de Pádua e Itaocara, moradores faltou energia elétrica por volta das 21h desta terça.


A Enel informou que o fornecimento de energia foi normalizado para todos os clientes de Pádua, Aperibé, Miracema, São Fidélis e Itaocara que tiveram o serviço impactado na noite desta terça. A distribuidora esclareceu que um desarme na linha de transmissão Cambuci/Pádua, que atende aos municípios mencionados, causou a interrupção.


A Defesa Civil de Itaocara disse que ainda não tem informações sobre número de desabrigados e desalojados. A Assistência Social está em campo avaliando quantas pessoas precisaram sair de casa e o que será feito.


Apoio às famílias atingidas


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos se colocou à disposição para ajudar a recolher doações para ajudar as famílias atingidas pela chuva na região. A CDL fica na Avenida Sete de Setembro, 274, no Centro. Interessados também podem ligar para o telefone (22) 2726-1027 para obter mais informações.


A Guarda Municipal de Itaperuna também está arrecadando doações para ajudar a população de Cambuci. Quem quiser, pode entrar em contato com (22) 3824-6606 ou deixar as doações na sede da guarda.


Em Cambuci, as doações podem ser entregues no ponto de apoio para abrigar as famílias.










Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários