News

6/recent/ticker-posts

Prefeito de Macaé descarta novas flexibilizações após aumento na reprodução do Covid-19

 

O prefeito Dr Aluizio descartou, em entrevista coletiva por videoconferência na terça-feira (20), novas flexibilizações no município após os aumentos da taxa de reprodução do Covid-19 em Macaé e do número de casos de coronavírus. Mesmo estando na faixa verde de contaminação, a taxa de reprodução, que depende de distanciamento social, uso de máscaras e medidas de higiene, teve acréscimo e hoje chega a 0,98. Em Macaé, a taxa de reprodução do vírus já atingiu 0,78.


- O grande indicador é a queda. O principal risco é o de morte e antes dele, a taxa de ocupação hospitalar, o que devemos evitar o tempo todo. A flexibilização precisa ter o olhar do cuidado, deve ser acompanhada e deve colocar a cidade em segurança, por isso a gente precisa ir entendendo e ampliar ou não as atividades - afirmou o prefeito.


Dr. Aluizio informou que o governo municipal já fez contato com o Instituto Butantã e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - que pesquisam vacinas contra a Covid-19. "Não queremos para hoje, para amanhã, mas para quando for possível. Isso tem um custo e a cidade está disposta a pagar este custo", disse.


O prefeito voltou a frisar a importância da colaboração da sociedade em ações básicas como o uso de máscara e o distanciamento social. "Os números aumentam porque a sociedade passou a lidar de forma mais permissiva, isso traz risco sanitário e para a economia e inviabiliza flexibilizações futuras. Não vamos lidar com nenhum outro cenário (de flexibilização) enquanto não houver queda", citou.


Macaé está na faixa verde desde agosto, após chegar à baixa em três indicadores: ocupação hospitalar; replicação do vírus e letalidade. De acordo com o prefeito, a partir de 7 de setembro, a taxa de replicação começou a apresentar um início de aumento e chega hoje a 0,98.










Expresso Campista

Postar um comentário

0 Comentários