News

6/recent/ticker-posts

Prefeitura coloca Campos na fase verde no plano de flexibilização

 
Após permanecer quase três meses no nível 3 – Fase Amarela - do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais, o município de Campos entra, a partir da próxima segunda-feira (28), no nível 2 - Fase Verde – que indica situação de atenção moderada. Apesar do avanço dentro do plano, é fundamental que a população esteja atenta aos cuidados essenciais para evitar a propagação do novo coronavírus como a utilização das máscaras de proteção, manter o distanciamento social e a higienização constante das mãos. O decreto estabelecendo esta nova fase no município tem início na meia noite do dia 28 de setembro de 2020 e vai até 23h59 de 04 de outubro de 2020. Segundo a Prefeitura, já são 367 mortes e 5.775 casos confirmados da doença desde o início da pandemia.

Nesta quinta-feira (24), foi publicado o avanço no Plano de Retomada, com a mudança de fase. Contudo, ainda nesta sexta-feira (25), serão divulgadas as diretrizes a respeito desta nova etapa dentro do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais. Entre estes avanços, atendendo a uma solicitação do segmento, está a possibilidade de realização de evento em formato drive-in e música ao vivo em estabelecimentos comerciais. Quanto a estes dois primeiros, a superintendência de Entretenimento e Lazer e o departamento de Vigilância em Saúde finalizaram esta semana o protocolo 01, que define medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19 nas duas atividades.


Membro do Gabinete de Crise para Ações de Prevenção, Combate e Enfrentamento ao Coronavírus, Felipe Quintanilha explica que a decisão foi tomada a partir de avaliação técnica criteriosa da Prefeitura, inclusive, a partir de análise do Departamento de Vigilância em Saúde.


De acordo com o nosso modelo matemático e estatístico, desenvolvido para que possamos avaliar como está a pandemia no município e assim evoluirmos dentro do plano de retomada, considerando os números da última semana no que tange a propagação da covid-19 e a capacidade do sistema de saúde tanto público quanto privado, foi possível o avanço de fase — esclarece Felipe. Ele ressalta, ainda, que o município apresentou melhoria nos números de ocupação de leitos, tanto de UTIs quanto de leitos clínico, porém, que é muito importante manter a atenção e principalmente a proteção individual com uso de máscara e distanciamento social , evitando aglomerações.


As modificações são pequenas se comparadas a fase amarela, muitas coisas nós já tínhamos incluído nessa fase, porém, muito importante que a população entenda que isso não significa que estamos num nível normal, se é que existe o normal. A fase verde mostra que evoluímos. Precisamos manter o sinal de alerta para que possamos continuar vencendo a pandemia da covid-19. Então, use a máscara o tempo todo e mantenha o distanciamento social, evitando aglomerações, para que possamos continuar vencendo a pandemia no nosso município — alertou.


Entretenimento e Lazer A partir do avanço responsável e gradativo dentro do Plano de Retomada, a partir da próxima segunda-feira (28), a superintendência de Entretenimento e Lazer passa a fazer o atendimento presencial no órgão. A superintendência funcionará de segunda a sexta, de 9h às 13h, seguindo os protocolos de segurança. A sede do orgão funciona no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) e estará aberta a esclarecer sobre protocolos de eventos, entre outros assuntos pertinentes a pasta. O órgão atende, também, pelo telefone (22) 98175-2179 e email entrelazer@campos.rj.gov.br.






Fonte: Folha 1

Postar um comentário

0 Comentários