Pesquisa reforça que máscaras caseiras precisam ter pelo menos 2 camadas de tecido para serem eficientes - CMN - Campos Magazine News

News

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Pesquisa reforça que máscaras caseiras precisam ter pelo menos 2 camadas de tecido para serem eficientes

Divulgação
Pesquisadores da Austrália divulgaram nesta quinta-feira (23) o resultado de um estudo em que demonstram como o uso das máscaras de tecido é importante para conter a dispersão de gotículas emitidas durante a fala, tosse ou espirro.

O acessório é indicado por infectologistas para evitar a propagação do coronavírus e o aumento de casos de Covid-19, já que o vírus é eliminado nas partículas emitidas pela pessoa infectada, mesmo quando está sem sintomas.

Na análise, publicada no periódico “Thorax”, eles comparam em vídeo a emissão de partículas por pessoas sem máscaras, com máscaras de pano com uma camada, com máscaras de pano com duas camadas, e com máscaras cirúrgicas.

As imagens comprovam que o uso de máscaras de pano restringe a emissão das partículas, e que as máscaras feitas com duas camadas são mais eficientes do que aquelas com uma camada.

De acordo com a pesquisa, as conclusões são:

  • Máscaras de pano reduzem a propagação de gotículas, mesmo com uma só camada
  • Máscaras de pano com duas camadas reduzem ainda mais a emissão de gotículas
  • Máscaras de uma camada são melhores do que nenhuma cobertura no rosto
Na análise, os pesquisadores usaram máscaras feitas com tecido de algodão de camisetas. A máscara de uma camada foi feita pelo método sem costura e a de duas camadas seguiu as recomendações do Centro de Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. A máscara cirúrgica é da Bao Thach, com três camadas.

Como fazer máscaras de pano

O Ministério da Saúde divulgou em abril um tutorial sobre como fazer máscaras de pano, sejam elas caseiras ou industriais, veja no vídeo abaixo:

O apresentador Márcio Gomes explica um dos métodos para fazer uma máscara de pano sem costuras.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir as seguintes especificações, de acordo com o Ministério da Saúde:
  • Ter pelo menos duas camadas de pano
  • Ser individual
  • Serem feitas com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos
  • Devem ser bem higienizadas (o ministério indica água e sabão ou água sanitária na lavagem após o uso)
  • Serem feitas nas medidas corretas: cobrindo totalmente a boca e nariz e serem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.




Fonte:  G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário