Nuvem de gafanhotos pode chegar na quarta-feira ao RS, preveem técnicos - CMN - Campos Magazine News

News

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Nuvem de gafanhotos pode chegar na quarta-feira ao RS, preveem técnicos

Movimento migratório dos insetos foi impulsionado pela onda de calor que atingiu a região no último fim de semana
Governo Argentino / Divulgação
São Paulo - A nuvem de gafanhotos que está na província de Corrientes, Argentina, pode chegar na próxima quarta-feira ao Rio Grande do Sul, segundo técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado. O movimento migratório dos insetos foi impulsionado pela onda de calor que atingiu a região no último fim de semana. 

Até a manhã desta segunda-feira, estima-se que a nuvem esteja entre 120 km e 130 km da fronteira brasileira - do município gaúcho de Barra do Quaraí.

O tempo quente e seco, favorável para a movimentação dos insetos, deve permanecer na região até a próxima quinta-feira. Em comunicado, a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul informa que aumentou a vigilância sobre a possível entrada da nuvem no Estado.

"Com essa condição climática, precisamos estar preparados", afirmou o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da pasta, Ricardo Felicetti. Ele também disse que a secretaria está apreensiva, mas preparada para o caso de uma eventual ocorrência da praga no Estado com um plano operacional de emergência. A eventual chegada dos insetos poderia afetar a área destinada às culturas de inverno e à pastagem.



Por ESTADÃO CONTEÚDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário