News

6/recent/ticker-posts

Há 138 anos era inaugurado o Farol do Cabo São Thomé

Filmagem e Edição: Fabiana Henriques

Há 138 anos, no dia 29 de Julho, o monumento da praia do Farol de São Thomé, em Campos, era inaugurado. A data, 29 de julho 1882, às 15h30, foi escolhida especialmente para coincidir com o aniversário de 36 anos da Princesa Isabel, que na ocasião, junto com seu marido, hospedou-se no Casarão da Fazenda Boa Vista.

Com a inauguração da torre do farol foi possível ser feito o tráfego marítimo com maior segurança.

A montagem da torre Mitchell, com 45 metros de altura e 216 degraus, a primeira do gênero no Brasil, iniciou-se em 1881. Foi idealizado pelo engenheiro francês Gustave Eiffel.

Quando passou a ser feita a sinalização com utilização da energia elétrica, seus reflexos atingiam Santo Amaro. A lanterna era cercada de vidraça de cristal e equipada com lente de cristal na espessura de 3 centímetros com lâmpada de 1000 watts e emitia 8 faixas de luz que giravam em forma de leque e alcançavam 25 milhas (mais ou menos 41 km).

No ano de 1967, houve um incêndio na lanterna, o farol foi então substituído por outro de categoria inferior e seu alcance ficou reduzido a 19 milhas (mais ou menos 31 km).

O farol acende de acordo com o horário do pôr do sol e faz a volta completa em 68 segundos.

O terreno adquirido para receber o farol tinha a vantagem de permitir boa visibilidade para o mar e distar apenas 13km da localidade de Santo Amaro. Essa proximidade facilitaria as comunicações dos faroleiros com a capital. O terreno é área militar e pertence a Marinha do Brasil.

Sua importância cresceu com a intensificação do tráfego de embarcações de apoio as plataformas submarinas de petróleo na área do Cabo São Thomé.

Ludgero Rodrigues Arêas foi um dos primeiros faroleiros de São Thomé, cargo que assumiu em 1899. Acesse a história completa!

Em 29 de Julho de 2020, 138 Anos!
TV Brasil


Postar um comentário

0 Comentários