News

6/recent/ticker-posts

Campos confirma mais 18 mortes e 80 novos casos de Covid-19

A Prefeitura de Campos confirmou, nesta segunda-feira (27), mais 18 óbitos e 80 novos casos de Covid-19. O número diário de morte é o maior do município desde o início da pandemia. Ao todo, a cidade contabiliza 195 óbitos e 2.846 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 

O boletim desta segunda mostra que 8.278 pessoas apresentaram sintomas suspeitos da doença e são acompanhadas pela secretaria de saúde. Além disso, 2.524 casos já foram descartados e 2.065 pacientes já se recuperaram da Covid-19 em Campos. 

Ainda de acordo com a Prefeitura, dos 18 óbitos confirmados nesta segunda, 13 são homens e cinco mulheres, com idade entre 46 e 99 anos. Entre os casos suspeitos, 8.087 tratam-se de síndrome gripal e 191 de síndrome respiratória aguda grave.

Com relação ao repentino aumento no número de óbitos divulgado no boletim desta segunda, o Departamento de Vigilância em Saúde informou que, mesmo com a notificação de óbitos pelas unidades hospitalares, para confirmação ou descarte do caso, a Vigilância Epidemiológica faz a identificação dos óbitos através dos cartórios. Na Vigilância, o caso é protocolado, passa por revisão de dados, codificação de diagnóstico, inserção no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Após isso, o caso é encaminhado à equipe de investigação que, por sua vez, faz a busca ativa das notificações dos casos de Covid-19, assim como dos laudos de investigação laboratorial.

A partir deste processo minucioso, é importante esclarecer que a divulgação de número de óbitos não se refere a óbitos ocorridos apenas nas últimas 24 horas. Além disso, diante da grande demanda da equipe de Vigilância, pode ocorrer uma defasagem de tempo entre a divulgação do número e a confirmação efetiva do caso. Em função disso, sempre primando pela transparência, foi realizada uma concentração de esforços para atualizar o número efetivo de óbitos das últimas semanas.

O Departamento esclareceu, ainda, que a investigação só é dada como finalizada apenas mediante a notificação, o laudo e a declaração de óbito. Em consequência disso, o Boletim não trará mais casos de óbitos investigados.

Aqueles que apresentarem sintomas do novo coronavírus — tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) — devem buscar orientação junto à Central de Informações da Covid, através do 192.




Supcom

Postar um comentário

0 Comentários