Morre, aos 83 anos, o economista Carlos Lessa, vítima de Covid-19 - CMN - Campos Magazine News

News

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Morre, aos 83 anos, o economista Carlos Lessa, vítima de Covid-19

Carlos Lessa
Morreu nesta sexta-feira (05) o economista Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele estava internado no Hospital Copa Star por causa de uma pneumonia em decorrência do novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo filho Rodrigo Lessa, que publicou o falecimento do pai numa rede social. Ele deixa três filhos e netos.

"Meu amado pai foi hoje às 5h da manhã descansar. A tristeza é enorme. Seu último ano de vida foi de muito sofrimento e provação. O legado que ele deixou não foi pequeno. Foi um exemplo de amor incondicional pelo Brasil, coerência e honestidade intelectual, espírito público, um professor como poucos e uma alma generosa que sempre ajudou a todos que podia quando estava a seu alcance, um grande amigo . Que descanse em paz. Aos que tem afeição por ele, comunicaremos uma cerimônia virtual em função da pandemia".

Apaixonado pelo Rio, sua cidade natal, Carlos Lessa mesclava cultura e economia, arte popular e educação. Como professor, função que exerceu praticamente por toda a vida intercalando com passagens por cargos públicos, elegeu-se em 2002 reitor da UFRJ.

Ele assumiu o BNDES em 2003, no governo Lula, e foi afastado do cargo em 2004, após fazer críticas ao então presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, com relação ao aumento de juros. 






Por Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário