News

6/recent/ticker-posts

Corpus Christi em Campos tem tapetes virtuais e Santíssimo Sacramento percorrendo ruas

Tradição sofreu adaptações e considerou segurança sanitária em tempos de pandemia do novo coronavírus
(Foto: Carlos Grevi) JTV
A Igreja Católica celebrou, nesta quinta-feira (11), a Solenidade de Corpus Christi. A data é marcada pelos tradicionais tapetes, além das procissões com Jesus Eucarístico. Diante da pandemia do novo coronavírus, a dolomita, o pó de café, as tampinhas, a serragens e as flores deram espaço à criatividade digital. Na Diocese de Campos, a comemoração da Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus também contou com um passeio com de Jesus Eucarístico, em carro aberto pelas principais ruas da região central de Campos.

Segundo o Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, a iniciativa dos tapetes virtuais surgiu de leigos e foi aprovada. “É uma forma de mostrar que ninguém pode bloquear a passagem de Jesus, por nossas vidas e casas. É para mostrar que Jesus sempre é um caminho aberto, aliás, Ele é o caminho. E sendo assim passará novamente por cada casa”, declarou Dom Roberto.

A tradição da confecção de tapetes Eucarísticos começou em 1959, na Paróquia São Gonçalo, no distrito de Goitacazes, com os sacerdotes Monsenhor Olivácio Martins e Monsenhor Joaquim, e foi levada para a sede da Diocese pelo então bispo Dom Carlos Alberto Navarro.

Neste tempo de pandemia, pensamos que poderíamos fazer um tapete virtual, pois a Igreja está plenamente nas redes sociais. O padre responsável autorizou, começou a organização no último sábado”, disse Deka Netto Manhães, que é integrante da coordenação da Pastoral da Educação da Diocese de Campos e, há 21 anos, coordena a elaboração dos tapetes. “Vamos manter esse tapete virtual com muito amor, muita alegria, a Jesus Eucarístico

A montagem dos tapetes ficou sob a responsabilidade do designer gráfico Alício Gomes, que trabalha há 10 anos como ilustrador profissional de livros infantis e auxilia a Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro IPS. Alício é integrante da Comissão Diocesana responsável pela preparação dos tapetes.

De acordo com Dom Roberto Francisco, foi “adequado o grandioso sinal” o Santíssimo Sacramento percorrendo as ruas. A piedade popular é importante porque mostra a fé do povo. “Este tapete virtual é uma iniciativa do Espírito Santo também. O tapete mostra o carinho, o amor que devemos ter com o Santíssimo Sacramento. Que é a prova maior que Deus pode nos dar, que é ficar conosco para sempre”, afirmou Dom Roberto.





JTV | Fonte: Diocese de Campos dos Goytacazes

Postar um comentário

0 Comentários