Coronavírus: Campos mantém Nível 4 e lockdown parcial até dia 21 - CMN - Campos Magazine News

News

domingo, 14 de junho de 2020

Coronavírus: Campos mantém Nível 4 e lockdown parcial até dia 21

O nível 4 é considerado o segundo mais grave dentro do Campos Daqui pra Frente
Mesmo com todas as ações no enfrentamento da Covid-19, como a abertura de 154 leitos dedicados exclusivamente a pacientes em tratamento da doença, os números ainda estão em curva ascendente. E não há previsão de abertura do Hospital de Campanha prometido pelo Governo do Estado. Diante disso, o município de Campos mantém, por mais esta semana, o nível 4, estabelecido pelo Campos Daqui para Frente — Plano de Retomada de Atividades Econômicas e Sociais e modelo de transição gradual das medidas de isolamento social.

O Nível 4 é considerado o segundo mais grave dentro do Campos Daqui para Frente, que é dividido em cinco níveis, sendo o 5 (vermelho) o mais grave, e classificados por cores (vermelho, laranja, amarelo, verde e branco), de acordo com a essencialidade de atividades econômicas e sociais, e o nível de contágio em cada atividade.

O prefeito Rafael Diniz explicou que a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de ações no enfrentamento à doença: A abertura do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos, em março, quando a cidade tinha um caso de Covid. Também foi criado espaço para acolhimento à população em situação de rua, laboratório para testes PCE em parceria com a Uenf no Hospital Geral de Guarus. E a Central de Informação Covid, pelo número 192, com equipes médicas para atendimento 24h. E o aplicativo Dados do Bem, que vai avaliar a saúde da população e encaminhar casos suspeitos para testes a partir desta semana, entre outras.

Lamentamos que o Hospital de Campanha prometido pelo Estado ainda não ter sido entregue, lamentamos todas as vidas perdidas em função da pandemia, mas a Prefeitura vem fazendo tudo para proteger nossa população. Apesar das medidas que tomamos, os casos de Covid-19 vem aumentando. Já são mais de 1.200 casos. A situação poderia ser pior, se não fosse o lockdown total que decretamos, mas poderia ser um pouco mais tranquila, se o Hospital de Campanha do Governo do Estado estivesse pronto. É minha obrigação, como prefeito, fazer tudo para proteger a população. Mas é importante que cada cidadão entenda a importância de fazer sua parte, saindo de casa somente para o que for estritamente necessário — destacou.

Veja aqui o decreto que mantém o nível 4 dentro do Campos Daqui para Frente

Nível 4, fase laranja - Os autorizados a funcionar têm que adotar medidas gerais de prevenção ao contágio.

Estão liberadas as atividades do nível 5 e mais:

•    Feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros de pequeno porte, quitandas e centros de abastecimento de alimentos; lojas de venda de alimentação, para animais; distribuidores de gás; lojas de venda de água mineral; e padarias. Estes comércios poderão funcionar de segunda a domingo, das 05h às 20h.
•    Drive Thru para os serviços de bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres.
•    Escritórios de advocacia, contabilidade, consultorias, arquitetura e engenharia, imobiliárias, agências de seguro e plano de saúde com atendimento individual mediante agendamento e funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 18h.

•    Delivery também após às 23h e o take away - retirada no estabelecimento – para lojas de material de construção, autopeças e vendas de bicicleta, artigos de embalagens, empresas que tenham como atividade principal o comércio varejista especializado de tecidos e artigos de armarinho (única e exclusivamente para fins de atendimento de demandas relacionadas à saúde) e ainda lojas de informática e comunicação.

•    Estão liberadas as atividades físicas individuais em vias públicas, estando proibida a utilização de praças e equipamentos municipais.

•    Oficinas mecânicas, borracharias, conserto de bicicletas e empresas de inspeção e perícias veiculares; serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, clínicas de medicina do trabalho e estabelecimentos congêneres), distribuidores de produtos médicos e EPIs (ainda que funcionem no interior de shopping centers, centros comerciais e estabelecimentos congêneres); atividades do ramo da construção civil, sendo que os canteiros de obras para construções residenciais unifamiliares devem ter no máximo de 4 pessoas laborando ao mesmo tempo.

•    Atendimento de urgência por empresas que tenham como atividade principal artigos de óptica, única e exclusivamente para fins de atendimento de demandas relacionadas à saúde.

•    Funcionamento e acesso em entidades de classe, sindicatos e congêneres, por seus profissionais e afiliados, devendo ser obedecidas, além das regras em geral, o distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas e o funcionamento apenas em dias úteis;

•    Funcionamento de lava jatos e limpeza de veículos, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h;

•    Aos condomínios, fica recomendado que proíbam a realização de esportes coletivos em áreas comuns, que possam gerar aglomeração de pessoas; bem como que adotem a utilização da academia com hora marcada, permitindo-se apenas a utilização de 50% da capacidade.






Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário