Campos se prepara para implantação de teste molecular para a Covid-19 com capacidade de até 200 diagnósticos por dia - CMN - Campos Magazine News

News

domingo, 3 de maio de 2020

Campos se prepara para implantação de teste molecular para a Covid-19 com capacidade de até 200 diagnósticos por dia

Testes serão produzidos em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense. Implantação pode se tornar referência regional, afirma Prefeitura.
Campos, RJ, recebeu 3 mil testes rápidos na última semana
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos do Goytacazes
O município de Campos, divulgou, no sábado (2), que está se preparando para implantação de um teste molecular para a Covid-19 que pode se tornar referência regional. De acordo com a Prefeitura, a ação será em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a análise dos testes será feita no laboratório do Hospital Geral de Guarus, que já atua com diagnóstico molecular de carga viral por PCR em tempo real quantitativa, e passou por adequação.

Com todo o aparato de equipe e equipamento necessários para os testes, a capacidade pode chegar a até 200 diagnósticos por dia, informou o município.

"O laboratório será utilizado pelos profissionais do HGG e da Uenf para que possamos ampliar o número de testes feitos em pacientes com suspeitas da doença. Atualmente, a análise dos exames é feita no Lacen, no Rio, e que por conta da alta demanda leva um tempo maior para o resultado. Com essa implantação, a Prefeitura de Campos vai encurtar esse prazo. Esse serviço é uma necessidade em todo o país e fazer de Campos uma referência em testes é mais um passo", afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campos, a médica infectologista Andréya Moreira.

A Prefeitura de Campos comprou mil testes rápidos e ainda recebeu, na última semana, uma remessa com dois mil testes enviada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Andréya Moreira, para realizar a testagem rápida são levados em consideração o estado de saúde dos pacientes sintomáticos (moderados e graves) e o tempo do surgimento dos sintomas para definir qual exame será feito.

Ainda de acordo com Andréya Moreira, neste momento a testagem não é indicada para toda a população. O município tem testados profissionais da saúde e segurança em atividade, pessoa que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade após avaliação do órgão de saúde competente e pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que estejam sintomáticas.

Até este domingo (3), de acordo com o boletim epidemiológico municipal, Campos contabiliza 111 casos confirmados da Covid-19, com 4 óbitos causados pela doença. Outros 366 casos seguem sob investigação, sendo 60 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 306 de Síndrome Gripal (SG).

"Campos segue todos os protocolos do Ministério da Saúde. De acordo com o recebimento de um maior número de testes rápidos, outras indicações e prioridades recomendadas pelo órgão serão abrangidas em nosso município" frisou.

Ainda de acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campos, está prevista para os próximos dias a visita de técnicos do Lacen-RJ (Laboratório Central de Saúde Pública) à unidade laboratorial do HGG.

A Prefeitura de Campos informou ainda que em caso de sintomas da doença o paciente deve buscar a Central de Informações da Covid, através do 192. A equipe médica de plantão, fará a recomendação adequada diante do quadro narrado: isolamento domiciliar ou encaminhamento ao Centro de Combate e Controle do Coronavírus de Campos.





G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário