News

6/recent/ticker-posts

Apenas metade dos leitos de UTI dos hospitais de campanha do governo do RJ vai ter respirador

Organização Social que administra as seis unidades diz que se baseou em uma resolução da Anvisa, que prevê um respirador para cada dois leitos de UTI. Norma, no entanto, foi publicada há 10 anos, quando não se pensava em pandemia de Covid-19.
Nem todos os leitos de UTI dos hospitais de campanha sob responsabilidade do governo do RJ vão ganhar respirador. Dos 520 leitos anunciados nas unidades do Maracanã, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Campos e Casimiro de Abreu, só metade vai contar com o aparelho.

Os respiradores são fundamentais no tratamento dos pacientes graves de Covid-19.

Esses seis hospitais de campanha do governo estadual custaram R$ 770 milhões e são geridos pela Organização Social Iabas.

No Rio, há ainda o hospital de campanha do Riocentro, administrado pela prefeitura, e os erguidos no Leblon e no Parque dos Atletas, pela iniciativa privada.

A Iabas explica que a conta dos respiradores foi baseada em uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada há 10 anos.

A regra da Anvisa estabelece um respirador para cada dois leitos de UTI e uma reserva operacional de um aparelho para cada cinco leitos.

'Insuficiente'

Segundo Rogério Silveira, representante da Associação Brasileira de Medicina Intensiva, nos casos de coronavírus, a medida da Anvisa não deveria valer -- já que todos os doentes graves precisam de respiradores.

“Uma situação de pandemia, onde a quantidade de pacientes de falência respiratória chega o tempo todo a essa quantidade absurda, a recomendação da Anvisa não é suficiente. Isso representa a morte de pacientes", afirmou.

"A preocupação maior neste momento, mais do que disponibilidade de ventilação mecânica, é pessoal qualificado para manipular o ventilador, médico e fisioterapeuta”, acrescentou Rogério Silveira.

Confira abaixo a previsão do calendário de inauguração dos hospitais de campanha:

21/5 – quinta-feira
  • São Gonçalo
  • Nova Iguaçu

Dia 22/5 – sexta-feira
  • Maracanã – parte II

Dia 24/5 – domingo
  • Friburgo

Dia 25/5 – segunda
  • Campos

Dia 26/5 – terça
  • Duque de Caxias

Dia 27/5 – quarta-feira
  • Casimiro de Abreu






G1 | Erick Rianelli e Guilherme Peixoto, Bom Dia Rio

Postar um comentário

0 Comentários