News

6/recent/ticker-posts

Covid-19: Segundo óbito confirmado no município de Campos

A cidade de Campos contabiliza o segundo óbito por covid-19. Trata-se de uma idosa de 79 anos de idade que estava internada no Instituto Nacional de Câncer (Inca) no Rio de Janeiro, já que contava com problemas hematológicos. Ela era natural de Campos e estava no Rio de Janeiro desde agosto de 2019. Veio a Campos somente no Carnaval e retornou para o Rio sem possibilidades de retorno devido ao quadro clínico. Foi internada por sintomas respiratórios. O óbito aconteceu no dia 19 de abril.  

No dia 11 de abril, Campos registrou a primeira morte pelo novo coronavírus. A primeira vítima foi um homem, caminhoneiro, de 39 anos que estava internado no Centro de Combate ao Coronavírus. Ele passou por exame clínico epidemiológico e dois testes rápidos que apontaram a doença, além do exame de biologia molecular pelo Lacen RJ - laboratório referenciado pelo estado. 
Divulgação
Casos suspeitos agora são Síndrome Gripal ou Respiratória Aguda Grave

Com base na Portaria número 454, do Ministério da Saúde, que declara o estado de transmissão comunitária do coronavírus em todo o território nacional, a na Secretaria de Estado de Saúde que emitiu nota técnica indicando a modificação no critério de definição de casos suspeitos de covid-19. A partir de agora, a cidade de Campos tratará os casos suspeitos de novo coronavírus em dois segmentos: como Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ainda de acordo com a nota técnica do estado, o número de casos descartados permanece com a mesma nomenclatura assim como os confirmados e número de óbitos em investigação. 

- A partir de hoje, do informe epidemiológico, seguiremos nota técnica do estado. A nota técnica número 22 foi atualizada ontem (20) e faz com que nós tenhamos que mudar para a questão da Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave os casos em investigação. Síndromes Gripais são geralmente quadros leves que não precisam de internação e muitos deles não precisam ser testados, conforme estabelece o Ministério da Saúde. A Síndrome Respiratória Aguda Grave é um quadro mais agudo de sintomas respiratórios que faz com que a pessoa precise, por exemplo, buscar unidades de saúde referenciadas ou particulares para internação. No boletim de hoje, essas 24 pessoas investigadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave apresentadas, estão internadas em hospitais diversos na nossa cidade e todos os exames coletados para verificar a positividade ou não do Covid - explicou a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Dra. Andréya Moreira.

Os casos suspeitos informados em data anterior a desta terça-feira estão dentro da Síndrome Gripal ou da Síndrome Respiratória Aguda Grave. Todos estão em investigação e recebendo os cuidados necessários, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde. 

Boletim coronavírus (21/04/2020): 

  • Confirmados - 40 
  • Óbitos confirmados - 2
  • Descartados  - 35 
Sob investigação: 
  • Óbito: 1
  • Síndrome Gripal (SG) - 147
  • Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - 24





Supcom

Postar um comentário

0 Comentários