News

6/recent/ticker-posts

Porto do Açu doa 610kg de produtos da agricultura familiar à instituições de Campos e SJB

Ação faz parte do pacote de ações humanitárias para combate aos impactos da pandemia na região
Ascom
O pacote de ações para combate aos impactos do coronavírus promovido pelo Comitê de Responsabilidade Social e Ações Humanitárias do Porto do Açu se estendeu à doação de alimentos aos mais necessitados. Seis instituições de caridade e abrigos de São João da Barra e Campos receberam produtos da agricultura familiar das localidades da Vila da Terra e do Alto do Cardeiro, em São João da Barra, como forma de escoar a produção que normalmente é destinada à merenda escolar.

As doações foram feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, que viabilizou as entregas. Ao todo, foram 610 quilos de alimentos adquiridos e repassados às instituições pelas empresas do grupo Prumo: Porto do Açu Operações, a Gás Natural Açu, a Açu Petróleo, a BP Prumo e a Ferroport.

Os agricultores do Alto do Cardeiro forneceram 414 kg de legumes, entre abóbora, quiabo, maxixe e batata doce. Os trabalhadores rurais da Vila da Terra produziram e venderam 196 kg de insumos, incluindo couve, limão e cheiro verde.

“Além de assegurar que as pessoas que vivem nessas instituições mantenham alimentação com variedade de legumes, verduras e hortaliças, respeitando o isolamento social, as doações também beneficiam os pequenos produtores da região, que, com o fechamento das feiras e suspensão das atividades escolares, ficaram sem ter como escoar a produção e garantir o sustento familiar”, explica Wanderson Sousa, gerente de Relacionamento com a Comunidade da Porto do Açu e integrante do Comitê.

A importância da ação para a economia local neste momento de pandemia é reforçada pelos produtores agrícolas. “Estávamos preocupados porque, com o isolamento e a proibição das feiras, não tínhamos como vender os nossos produtos. A gente abraçou essa oportunidade do Porto porque é uma grande ajuda, tanto para nós, produtores, como para as instituições”, diz a produtora rural Maria Denize Almeida.

Entre os locais que receberam as doações estão o Retiro São João Batista e o Abrigo Raio de Luz, em São João da Barra. Em Campos, foram beneficiados o Projeto Amigos da Rua, Mosteiro Santa Face, Asilo Monsenhor Severino e Associação de Pais e Pessoas Especiais (Apape).

As instituições reconhecem a importância da iniciativa. “Atendemos 320 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e com a pandemia estão sem renda ou vivem na informalidade. A doação do Porto do Açu é bem-vinda porque poderemos adicionar os produtos às cestas básicas oferecidas a essas pessoas”, comemora Raquel Campos Souza, Assistente Social da Apape.

Essa ação se soma a uma série de outras já anunciadas e instituídas pelo Comitê de Responsabilidade Social e Ações Humanitárias do Porto do Açu para mitigar os efeitos da pandemia na região. As empresas instaladas no perímetro portuário se uniram também para consertar ventiladores respiratórios, que serão devolvidos em condições de uso. Foram também doados mais de 90 mil itens essenciais ao enfrentamento da Covid-19, tais como luvas, máscaras, óculos de proteção e aventais.





Ascom

Postar um comentário

0 Comentários