News

6/recent/ticker-posts

Instituto Federal Fluminense promove concurso de fotografia e vídeo digital para estimular a criatividade durante a pandemia

Concurso direcionado a alunos e profissionais do IFF abre inscrições nesta quarta-feira (22). Selecionados participarão de votação popular pela internet.
Sede do IFF em Campos dos Goytacazes — Foto: Divulgação/IFF
O Instituto Federal Fluminense (IFF) (RJ), lançou um concurso de fotografia e vídeo digital para estimular a criatividade durante o isolamento social gerado pela pandemia do coronavírus. O “Ócio Criativo – em tempos de Coronavírus, um isolamento Produtivo” é direcionado a estudantes matriculados, servidores, pesquisadores ou estagiários com vínculo ativo com o IFFluminense e colaboradores de empresas terceirizadas que prestam serviço na instituição.

Há campus do IFFluminense em Campos dos Goytacazes, Macaé, Quissamã e São João da Barra, no Norte Fluminense; Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense; Cabo Frio, na Região dos Lagos; e Maricá, na Região Metropolitana.

O prazo para inscrição começa nesta quarta-feira (22) e vai até o 31 de maio, os interessados devem enviar as fotos ou vídeos para o email cultura.reitoria@iff.edu.br e preencher a ficha de inscrição, que estará disponível a partir desta quarta-feira no site oficial da instituição.

“O propósito do concurso é identificar a percepção que a comunidade tem para com o tema 'Ócio criativo - em tempos de Coronavírus, um isolamento produtivo', estimular a reflexão a seu respeito, ressignificar o espaço e o tempo de isolamento social, ampliar a conscientização coletiva para o combate à disseminação do vírus e valorizar a prática artística na área da fotografia e do audiovisual, sem sair de sua residência”, destaca o coordenador de Políticas Culturais e de Diversidade, Jonas Defante.

De acordo com o Instituto, o Concurso abrange produções fotográficas ou audiovisuais coloridas ou em preto e branco. Os vídeos deverão ter o formato de curta de bolso – uma narrativa de breve duração – com tempo máximo de cinco minutos e mínimo de um minuto. As normas e orientações sobre produção e envio do material estão disponíveis no Edital N.º 50/2020.

Ainda segundo o IFFluminense, a seleção das fotos e vídeos será realizada em três etapas: pré-seleção pela Comissão Organizadora do Concurso; júri popular, com votação online pelo perfil do IFF, no Facebook; e, por último, o júri técnico, com avaliação de uma comissão, formada por cinco servidores do Instituto, com experiência técnica e acadêmica na produção fotográfica e audiovisual.

Todos os participantes que passarem pela primeira etapa do concurso receberão certificado de reconhecimento de sua obra, segundo o IFF. Já as 30 produções classificadas por votação popular, sendo 20 fotografias e 10 vídeos, farão parte de uma exposição que circulará em todos os campi do Instituto.

Os vencedores da fase final, onde serão selecionados as oito melhores fotos e os dois melhores vídeos, serão premiados com uma visita técnica cultural para a cidade de São Paulo.

O resultado final do concurso será divulgado no dia 01 de julho de 2020, no Portal de Seleções do IFF.





G1

Postar um comentário

0 Comentários