Hemocentro de Campos realiza agendamento para doação de sangue a domicílio - CMN - Campos Magazine News

News

sábado, 4 de abril de 2020

Hemocentro de Campos realiza agendamento para doação de sangue a domicílio

Agendamento começa nesta segunda-feira (6) para doadores que vivem em condomínios. Além disso, o órgão voltará a atender aos domingos.
 Foto: Rodrigo Silveira/Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes
A partir desta segunda-feira (6), o Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes, passará a agendar idas a condomínios para possibilitar a doação de sangue. O agendamento será feito todos os dias da semana, das 7h às 18h.

De acordo com a Prefeitura, a ideia é que a unidade móvel comece a atender a partir do dia 13 de abril. E, neste período, os responsáveis pelos condomínios serão orientados pela equipe do Hemocentro a fazer aos procedimentos adequados entre os moradores.

Além disso, ainda de acordo com a Prefeitura, o Hemocentro, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), voltará também a atender aos domingos. Mais informação também podem ser obtidas pelo (22) 98175-2599.

“A doação deve ser um gesto voluntário, altruísta, um exercício de cidadania. Para receber este gesto, preparamos todo um ambiente propício para a segurança das pessoas. O Hemocentro fica dentro do corpo do Hospital Ferreira Machado mas nós não temos nenhum contato com outras áreas de atendimento. Nem a equipe, que não pode circular nas áreas comuns da unidade, nem pessoas que chegam para fazer a doação. Desde 1983 as pessoas gripadas, com qualquer tipo de gripe, também não podem fazer doação. Mesmo neste momento, as pessoas devem continuar doando sangue, claro, não de forma aglomerada.”, explicou a assistente social do Hemocentro, Cristiane Barros.

Ainda segundo a Prefeitura, atualmente o hemocentro tem recebido cerca de 20 doações diariamente, quando necessita de cerca de 70, para atender à demanda regional. Frente aos riscos do coronavírus, a Prefeitura explica que a unidade intensificou também os procedimentos de higienização para proteção ainda maior daqueles que preferem doar no polo.

Na unidade móvel do hemocentro, além do processo cuidadoso de assepsia, agora as doações serão realizadas em dupla, quando antes eram feitas em grupo de quatro, tudo para evitar maior aglomeração, segundo informações do município.

Quem pode doar

De acordo com informações do Hemocentro, pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto.

Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

A doação de sangue, ainda segundo o Hemocentro, deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.





G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário