News

6/recent/ticker-posts

Governo do RJ lança edital para produções online na área cultural

Com recursos do Fundo Estadual de Cultura, edital “Cultura Presente nas Redes" selecionará 1.500 ações culturais na capital e no interior
 Imagem: Reprodução/Site Secretaria de Estado de Cultura
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou o edital online “Cultura Presente nas Redes" que selecionará ações culturais. As inscrições começam nesta quarta-feira, 15, e seguem até o próximo dia 25 de abril.

Os recursos para o edital, no valor de R$ 3,7 milhões, virão do Fundo Estadual de Cultura. De acordo com o governo estadual, o dinheiro do fundo não era usado há décadas.

Poderão ser contempladas ações culturais nas áreas de música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar, expressões culturais populares inéditas, exclusivamente realizadas no âmbito do estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa Governo do Estado do Rio de Janeiro visa ajudar artistas fluminenses que estão sendo afetados pela pandemia do novo coronavírus e tiveram que suspender ou cancelar suas atividades culturais.

Vão ser selecionadas 1.500 ações culturais, de acordo com o preenchimento das vagas com premiação de R$ 2.500 por produção. Ainda de acordo com o governo, para poder concorrer, é preciso ter pelo menos um ano de atuação em sua respectiva área.

As ações culturais serão exibidas em plataformas digitais do governo, divididas em quatro eixos: manifestações artísticas, criação de conteúdos digitais, oficinas culturais à distância e conteúdos audiovisuais.

“Nos preocupamos com a capital, mas também com quem fomenta cultura no interior. Por isso, criamos um parâmetro para que todas as regiões do estado sejam atendidas com número de premiações de acordo com a densidade populacional de cada região, fazendo uma cultura presente em todo estado do Rio”, ressaltou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Como se inscrever

Para se inscrever no edital online é preciso ser pessoas física, maior de 18 anos, artistas e produtores residentes no estado do Rio comprovadamente há mais de um ano.

A ficha de inscrição está no site da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (cultura.rj.gov.br/fundo-estadual-de-cultura), onde deve conter anexados os documentos de RG e CPF, comprovante de residência dos últimos três meses e portfólio de atividades, comprovando período de atuação de pelo menos um ano de atividades na área cultural.







Multiplix

Postar um comentário

0 Comentários