News

6/recent/ticker-posts

Rio Paraíba do Sul baixa para 7,99 metros em Campos, nesta segunda

Rio Paraíba do Sul em Campos / Camilla Silva
O rio Paraíba do Sul, em Campos, segue baixando. Na manhã desta segunda-feira (09), o nível chegou a 7,99 metros, de acordo com a Defesa Civil. Em São João da Barra, o mesmo rio também baixou para 6,10 metros. Na região, outros municípios também registram baixa nos rios.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, o rio Paraíba baixou cerca de 30 centímetros em 24 horas. Ele chegou a explicar que a vazão na Ilha dos Pombos diminuiu e que não há previsão de chuva nas cabeceiras do Paraíba. “A tendência é voltar à normalidade. Ele vai drenar lentamente, porque ainda tem muita água para vir. Mas, como os outros locais estão baixando, a tendência é que aqui baixe também”, avaliou.

Em São João da Barra, a força-tarefa do Gabinete de Crise prossegue com ações emergenciais visando coibir os danos provocados pelas chuvas e cheia do Rio Paraíba do Sul. Além do monitoramento do curso da água, foram realizadas limpezas no entorno das comportas e manilhas para facilitar o escoamento da água. A expectativa da Defesa Civil é que o Paraíba continue baixando, apesar da fase de maré alta, a chamada 'maré de lua', com pico às 14h e às 2h da manhã.

De acordo com a Prefeitura, parte dos alagamentos está diminuindo com o retorno da água para o rio Paraíba e o trabalho prosseguiu desviando o fluxo para a lagoa de Grussaí, evitando que atinja a área urbana de Cajueiro. A abertura natural da foz, em Atafona, também contribui para o aumento da vazão do rio para o mar.

Mais uma família se mudou para a casa de parentes e, agora, são cinco o número de famílias desalojadas, quatro na área rural e uma na área urbana, em Barcelos. A SB 02 continua interditada, pois ainda há água sobre o asfalto.

Ainda segundo a Prefeitura, o município segue em Situação de Emergência e a população pode contactar a a Defesa Civil, que atua em plantão 24h, pelos telefones 199 e 2741-8370.

Em Santo Antônio de Pádua, o nível do rio Pomba nesta manhã era de 2,12 metros, de acordo com a Rede Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas. Já o rio Muriaé, em Cardoso Moreira, atingiu a marca de 4,24 metros. Em Itaperuna, o mesmo rio media 3,19 metros.





Folha 1

Postar um comentário

0 Comentários