News

6/recent/ticker-posts

Estado do RJ: Aulas sem previsão de retorno

Secretarias municipal e estadual já se manifestaram quanto a reposição das aulas
A secretaria de Educação do município de Campos informou na tarde desta terça-feira (24), através de nota, que as aulas da rede municipal que retornariam no próximo dia 30, continuarão suspensas por tempo indeterminado em razão do coronavírus.

A secretaria informou ainda que estão sendo estudadas ferramentas para reposição das aulas.

CONFIRA A NOTA ABAIXO

A secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) comunica aos seus servidores e alunos que precisará manter a suspensão das aulas por tempo indeterminado, enquanto as incertezas acerca do Coronavírus  (Covid-19) continuarem. O mundo vive um momento difícil e sem precedentes na história recente, entretanto, é preciso manter o equilíbrio e colocar as questões coletivas acima das individuais. 

A Smece entende a ansiedade de todos e avisa que todas as ferramentas possíveis a serem utilizadas para reposição das aulas estão sendo estudadas, inclusive a modalidade Educação à Distância (EaD). As medidas devem ser adotadas com calma, no tempo que for preciso, embasadas na realidade dos estudantes da rede municipal. Também são avaliadas formas de fornecer alimentos aos estudantes que necessitam.

Sem previsão de retorno das aulas, rede estadual do Rio terá ensino à distância

Sem previsão de reabertura das escolas, a Secretaria de Educação do Estado do Rio firmou uma parceria com o Google para que os alunos da rede tenham aulas à distancia. Segundo o secretário de Educação Pedro Fernandes, os alunos só retornarão para as salas de aula após a secretaria considerar que é seguro. Para os alunos que não tiverem acesso à internet, a Seeduc distribuirá um material impresso e, no retorno, eles irão passar pelo reforço escolar.

Para os professores que não possuem as ferramentas necessárias, o Estado avalia abrir pontualmente alguma escola que possua os equipamentos. Também serão usados links "patrocinados" para que os alunos acessem a plataforma sem gastar a internet de casa ou do celular. O site já é usado por algumas escolas particulares do Rio e simula uma sala de aula virtual onde é possível, por exemplo, que o professor passe tarefas e as corrija.

A medida foi tomada após o Ministério da Educação autorizar a substituição das aulas presenciais até o fim dos problemas causados pelo coronavirus. A intenção da Seeduc é proporcionar, apesar do Estado de Calamidade decretado pelo presidente Jair Bolsonaro, os 200 dias letivos no ano exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

— Não tem como dar uma previsão de quando as aulas presenciais voltarão. Só a secretaria de Saúde poderá dizer e só retornaremos quando eles falarem que há segurança. Estamos buscando também uma parceria com a plataforma para as escolas particulares. Serão tempos difíceis, mas iremos minimizar ao máximo o dano na educação. Nada substituiu o professor na sala de aula— afirmou Pedro Fernandes em uma rede social.

Avaliações ainda serão analisadas pela secretaria

O secretário afirmou que ainda serão analisadas como as avaliações serão realizadas, e que isso depende o quanto tempo as aulas presenciais ficarão suspensas. A Seeduc também está avaliando uma maneira de levar a alimentação para as crianças que dependem da merenda escolar para se alimentar.

— Estamos ainda estudando essa possibilidade, quais são esses alunos para levar o alimento as famílias mais carentes, em especial aquelas atendidas pelo Bolsa Família. Queremos usar o nosso recurso da alimentação.

Witzel vai poder usar hotéis e motéis para quarentena de infectados por coronavírus; confira as outras 8 ações

O governador Wilson Witzel estabeleceu que o Poder Executivo poderá requisitar propriedades privadas para viabilizar as quarentenas, os isolamentos e demais tratamentos médicos não invasivos. O decreto extraordinário, publicado no Diário Oficial do estado no início da noite desta segunda-feira, estabelece como imóveis: hotéis, pousadas, motéis e demais estabelecimentos de hospedagem. No total, o governador sancionou, nesta segunda-feira, nove projetos da Alerj, votados na última quarta-feira.

Em contrapartida, está garantido ao proprietário o direito ao pagamento posterior de indenização, incluindo as despesas com remunerações, encargos previdenciários e provisões trabalhistas, com base em tabela a ser divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda, em conjunto com a Secretaria de Estado de Turismo. A situação irá durar até o fim do Plano de Contingência adotado pela Secretaria de Estado de Saúde por causa da pandemia pelo cornavírus.

No total, o governador sancionou, nesta segunda-feira, nove projetos da Alerj, votados na última quarta-feira. Outra medida é aumentar o prazo para a cobrança do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas contas de energia elétrica e dos serviços de telecomunicações pelo prazo de 180 dias dos consumidores afetados diretamente pelo coronavírus, além dos desastres naturais decorrentes das chuvas nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.

Proibidos corte de serviços essenciais e aumento de preços

Fica vedado o aumento do preço de produtos ou serviços, sem justa causa, durante o período em que estiver em vigor o Plano de Contingência. Serão considerados os preços praticados em 01 de março de 2020. Está proibida ainda interrupção de serviços essenciais (fornecimento de água e tratamento de esgoto, gás e energia elétrica) por falta de pagamento. Ficam suspensos a incidência de multas e juros por atraso de pagamento das faturas destes serviços enquanto durar a pandemia.

Bolsa-auxílio para estudantes de escolas públicas

Outro projeto prevê ainda bolsa-auxílio às famílias responsáveis por estudantes da rede pública de ensino, que tenham as aulas suspensas, por antecipação ou ampliação do recesso escolar, decorrentes de medida de contenção da epidemia. As bolsas de auxílio terão o valor mínimo de uma cesta básica por estudante, atualizado conforme o piso do salário mínimo nacional. Elas serão distribuídas até o cessar a pandemia e, agora, conta com o álcool gel como item necessário.

Horários alterados para reduzir aglomerações

Também serão alterados os horários de funcionamento das instituições públicas estaduais e municipais e das diversas atividades da Região Metropolitana do Rio, para diminuir a concentração de veículos e passageiros nos horários de "pico", além de economizar combustível e energia.

Passagens aéreas e pacotes poderão ser cancelados ou remarcados

De acordo com outro projeto de lei, as passagens aéreas, bem como os pacotes de viagens, poderão ser remarcados ou cancelados, em prazo a ser estabelecido pela agência reguladora. Fica proibida a cobrança de qualquer taxa extra ou multa ao consumidor que optar pelo cancelamento ou remarcação. Quando o consumidor optar pelo cancelamento, o ressarcimento do valor pago à época deverá ser integral.

Locações de casas de festas e buffets

Entre os projetos de lei sancionados, está também o que inclui locações de casas de festa e buffet, cujos serviços contratados antes da pandemia poderão ser remarcados ou cancelados, devendo o estorno ocorrer em até 90 dias ou parcelado pelo mesmo prazo. Os consumidores terão um mês, a partir da vigência do decreto, para cancelar os contratos. Após isso, mais um mês para remarcar.

Limite para compra, como álcool gel e papel higiênico

O decreto estabelece limite de quatro unidades para compra de itens de higiene para o consumidor. Estão entre eles: álcool em gel, máscaras descartáveis, papel higiênico, sacos de lixo e papel toalha.

Renda mínima emergencial

Fica estabelecida uma renda mínima emergencial a empreendedores da economia popular solidária e da cultura, radicados no estado, cujos empreendimentos estejam registrados, respectivamente, no Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários e Comércio Justo (CADSOL) e na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em casos de emergência ou calamidade oficialmente decretados. A renda mínima será 50% do salário mínimo vigente.





C24H

Postar um comentário

0 Comentários