Barreira sanitária contra o coronavírus na divisa entre Campos e SJB - CMN - Campos Magazine News

News

domingo, 22 de março de 2020

Barreira sanitária contra o coronavírus na divisa entre Campos e SJB

Ação acontece na divisa do município / Divulagação
Médicos e agentes da Vigilância Sanitária, do setor epidemiológico da secretaria de Saúde de São João da Barra, e agentes da secretária municipal de Segurança Pública, com apoio de voluntários, estão há mais de 24 horas na BR 356, em andamento com a Operação Coronavírus. A barreira foi montada, nessa sexta-feira (20), na área do distrito de Barcelos, que faz divisa com o município de Campos dos Goytacazes.

Segundo a secretária de Saúde, Arleny Valdés, a operação é uma intervenção para fazer uma triagem da população que entra no município. O objetivo é colocar em quarentena aqueles que estão vindo de São Paulo e da região metropolitana do Rio de Janeiro ou que apresentem algum sintoma do Covid-19.

"Faço um apelo à população. Os países que não tiveram prevenção estão contando seus mortos todos os dias. No nosso município, a situação ainda está controlada. Mas estamos tendo muita dificuldade em fazer a população entender que é preciso cumprir a quarentena", destaca a secretária, que vem participando de lives, inclusive com a prefeita Carla Machado, expondo toda a situação no município.

Na estrada ou nas redes sociais, a iniciativa de monitorar a estrada recebe elogios. A médica Ana Paula Galvão chegou a postar em sua rede social: "Barreira sanitária da Prefeitura de São João da Barra, na BR-356, orientando e avaliando os passageiros! Juntos vamos enfrentar essa pandemia", escreveu.

No último dia 18, as equipes deram início ao monitoramento. Na ação, durante a madrugada, abordaram carros e ônibus e, em um deles, que voltava de São Paulo para o município, 17 pessoas foram atendidas pela equipe epidemiológica e orientadas a ficarem em casa, onde estão passando por acompanhamento médico. No total, são 44 pessoas no município orientadas a ficar de quarentena por virem de fora e recebendo total atenção da secretaria de Saúde.

Essas ações estão respaldadas pelo decreto municipal 018/20, publicado pela Prefeitura de São João da Barra, que determina uma série de medidas de prevenção e enfrentamento da propagação do coronavírus (Covid-19).






Fonte: Secom/ SJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário