News

6/recent/ticker-posts

Três rios transbordam e preocupam as Regiões Norte e Noroeste do Rio

RIO - As fortes chuvas voltaram a trazer preocupação para população das Regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro.
Foto Reprodução
Três rios transbordaram de quinta para sexta-feira, deixando sete cidades em estágio de atenção devido a possíveis problemas que podem afetar os municípios. Segundo a Defesa Civil que cuida do Norte e Noroeste, as equipes destas cidades estão realizando um levantamento para buscar desabrigados e desalojados, além de um balanço de estragos que podem ter sido ocasionados pelas chuvas.

O transbordo do Rio Pomba pode atingir os municípios de Aperibé, Cataguases MG e Santo Antonio de Pádua; o Rio Muriaé pode atingir as cidades de Itaperuna, Italva e Laje do Muriaé, enquanto o rio Itabapoana pode prejudicar Bom Jesus do Itabapoana.

O rio Itabapoana está 2,75m, 65 cm acima da cota de transbordo. O coordenador Regional da Defesa Civil, coronel Joelson Oliveira, explicou que a média de chuva na região, nas últimas horas, foi de aproximadamente 50 milímetros. O coronel declarou ainda que, a principal preocupação do órgão é com as encostas, já que a terra está encharcada devido às chuvas de janeiro.

Em Campos, o rio paraíba do sul chegou aos 9,05 metros, sendo que sua cota de transbordamento é de 10,40 metros. A previsão é de 80% de chuva, com volume de água de 10mm.

Rio Muriaé sobe e atinge ruas em Itaperuna

Apesar de não ter chovido na parte da tarde desta quinta-feira (13), o Rio Muriaé continuou subindo e atingiu a sua cota de transbordo de 4,60 metros e alcançou várias ruas no Centro da cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense. A tendência é que continue subindo ao receber as águas vindas de Minas Gerais onde seus afluentes nascem.

Em Itaperuna, além de alagamento em ruas, também foram registrados deslizamentos de encostas. A Defesa Civil do município informou que as áreas mais afetadas foram o bairro Vinhosa e os distritos Comendador Venâncio e Retiro do Muriaé. Apesar dos transtornos, ninguém ficou ferido.

Ruas interditadas

A Guarda Civil Municipal de Itaperuna informou que na noite vários pontos foram interditados como: Av Senador Francisco Sá Tinoco, Rua Duque de Caxias, Rua Major Porfiro Henriques e Rua Cel Emiliano Silva.

Aulas suspensas

A Secretaria Municipal de Educação comunicou nesta sexta-feira (14), que não haverá aula nas escolas da zona urbana, do campo e creches da rede municipal de ensino, devido aos alagamentos causados pelas fortes chuvas e as cheias.

Hospital São José do Avaí suspende atendimentos

Considerando o alerta da Prefeitura de Itaperuna, por meio da Secretaria de Defesa Civil, sobre o risco de novo transbordamento do Rio Muriaé, o Hospital São José do Avaí (HSJA) decidiu, cancelar todas as internações eletivas e suspender o funcionamento do ambulatório nesta sexta-feira.

Em Laje do Muriaé

A RJ-116 foi interrompida, pois foi tomada pelas águas do Rio Muriaé, impedindo assim, a interligação com a BR-356 para quem trafega sentido Miracema para Itaperuna.
Santo Antônio de Pádua

De acordo com a Defesa Civil de Pádua, a última medição do rio Pomba mostrou que as águas chegaram a 4,69 metros, com previsão de aumento para as próximas horas. Em nota, o órgão alertou que “os moradores de áreas ribeirinhas e de encostas devem ficar atentos a qualquer situação anormal, como inclinação de árvores, muros, rachaduras nas paredes, barulhos estranhos, que podem ser indício de movimentação de terra”.

Em casos de emergência, a orientação é que a população busque um abrigo seguro e acione auxílio pelos telefones 199, (22) 3851-2165, da Defesa Civil, ou 193, do Corpo de Bombeiros.






Extra | Portal Itaperuna Notícias | Folha 1

Postar um comentário

0 Comentários