1ª Eleição direta para diretores de escolas da rede municipal nesta quarta-feira - CMN - Campos Magazine News

News

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

1ª Eleição direta para diretores de escolas da rede municipal nesta quarta-feira

Ao todo, são mais de 48 mil eleitores - entre servidores, estudantes ou seus responsáveis - das 201 unidades escolares participantes. As aulas não serão interrompidas. A votação ocorre nos três turnos.
Foto: Supcom/Arquivo
Nesta quarta-feira (12), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), realiza a primeira eleição direta para diretores de creches e escolas da rede municipal.  Ao todo, são mais de 48 mil eleitores - entre servidores, estudantes ou seus responsáveis - das 201 unidades escolares participantes. Um pleito maior do que grande parte das cidades do interior em eleições regulares. A votação ocorrerá entre 9h e 17h, se estendendo até as 20h nas escolas que funcionam à noite. Entretanto, este horário pode ser flexibilizado pela unidade de acordo com sua demanda. A publicação do resultado está prevista para a sexta-feira (14).

As aulas não serão interrompidas. Membros das comissões internas das unidades participantes ao longo desta terça-feira (11) retiram o material para a votação, como cédulas e urnas, na sede da secretaria. Durante todo o período de votação, a equipe de fiscalização da Smece percorrerá as unidades para evitar ou resolver eventuais infrações.

- Estamos realizando o processo da forma mais democrática e republicana possível, envolvendo toda comunidade escolar. Escolhemos o início do ano letivo por interferir menos na rotina das escolas, não prejudicando nossos alunos. Será uma grande transformação e um marco para a nossa Educação - enfatiza o secretário de Educação, Brand Arenari.

Em relação ao voto, a Smece esclarece que: é facultativo a todos, secreto e em urna; Poderão votar: servidores estatutários em exercício na unidade escolar; os candidatos; estudantes regularmente matriculados, se maiores de 16 anos; ou responsáveis legais do aluno menor, sendo permitido somente um voto por família. 

O voto dos servidores tem peso dois e dos alunos/responsáveis, peso 1; Professores com duas matrículas em unidades diferentes podem votar em ambas, se as duas matrículas forem na mesma unidade, terá direito a apenas um voto; Servidores cedidos votam em sua lotação; Profissionais em regime de comodato não têm direito ao voto, mas licenciados podem votar.





Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário